Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

#Receita: Cheesecake de Limão, Chocolate Branco e Morango

Para celebrar a época de morangos, trazemos um delicioso cheesecake que combina os sabores ainda do limão e do chocolate. A receita é da Patrícia Nascimento do blogue "Coco e Baunilha" que lançou o livro de receitas "Baunilha - Bolos ao Sabor das Estações".

#NotíciasDestaqueDaSemana: Concerto Para a ESPERANÇA, Mensagem do Papa Francisco, Costa Diz Não A Nova Austeridade...


O mundo mudou devido à pandemia que enfrentamos. E todos estamos isolados em casa para combater a sua propagação. Em Portugal, como em muitos países, vivemos uma situação de estado de emergência. E enfrentamos mudanças e por isso estamos mais atentos às notícias, que no meio de uma crise, também existem momentos bons e bonitos a reter e que nos dão alento e principalmente ESPERANÇA!
E são essas, que todas as semanas vamos deixar aqui para todos!
 Nota: Cuidem-se!


O CONCERTO PARA A ESPERANÇA DE ANDREA BOCELLI

O tenor italiano Andrea Bocelli deu um concerto a solo, neste domingo de Páscoa, na Catedral Piazza Del  Duomo (em Milão na Itália), completamente vazia mas repleta de significado. 
No concerto intitulado "Andrea Bocelli: Music for Hope" a estrela da ópera fez uma performance a solo, apenas acompanhado por um organista, com o objetivo de enviar uma mensagem de amor, cura e esperança para Itália e para o mundo. Antes do espetáculo, o músico, que é católico, disse aos meios de comunicação social que este não seria um concerto, mas sim uma "ocasião para rezarmos todos juntos, por meio da música". Durante trinta minutos pudemos ouvir Andrea Bocelli - num live streaming no youtube - em canções como "Avé Maria" e já fora da Catedral, o tenor cantou Amazing Grace", um momento bastante emotivo, onde pudemos ver imagens das ruas de Itália, Londres, Nova Iorque - e os seus monumentos mais emblemáticos - vazios.



O concerto foi transmitido desde Milão, região da Lombardia, por ser a mais afetada pela pandemia. E segundo, a Euronews, o concerto em vídeo, incluiu uma campanha de arrecadação de fundos através da Fundação de Andrea Bucelli para ajudar a comprar equipamentos de proteção para os profissionais de saúde.
Um momento único, transmitido a nível mundial, e que emocionou todos os (milhões) que assistiram ao concerto. E que pode assistir na integra, no vídeo abaixo (caso ainda não o tenha feito):







ANTÓNIO COSTA REJEITA AUSTERIDADE COMO SOLUÇÃO À CRISE PROVOCADA PELA PANDEMIA EM PORTUGAL
O Primeiro-Ministro António Costa afastou a hipótese de o governo adotar novas medidas de austeridade para enfrentar a crise económica e orçamental que se antecipa na sequência do surto. Em entrevista à agência Lusa, António Costa afirmou que "podem estar seguros de que não adotarei a mesma receita (que foi usada em 2011, em que o Governo teve de recorrer da ajuda do FMI, BCE e UE, e que em contrapartida foram aplicadas medidas de austeridade):
"Não só porque, já na altura, não acreditei nela (nessa receita), como sobretudo, porque a doença agora é claramente distinta da anterior. Não há atualmente, uma doença das finanças do Estado, que felizmente, conseguiu sanear as suas finanças públicas. Esta crise é uma crise económica, global, que resulta de uma crise sanitária. Portanto, querer aplicar a mesma receita que já se demonstrou errada há dez anos seria agora duplamente errado", reforçou.
Ao salientar a  importância de "começar desde já a preparar o futuro e o pós-crise". declarou o primeiro-ministro, em entrevista à Lusa, garantiu também, que não haverá mais austeridade devido às ajudas do Mecanismo de Estabilidade Europeia. Para o efeito, na passada quinta-feira concluiu-se uma reunião muito importante, do governo com o Eurogrupo, que permitiu "começar desde já a preparar o futuro e o pós-crise", através da criação de fundo de recuperação económica.
Nesta reunião do Eurogrupo, chegou-se a um acordo, sobre um pacote de ajuda financeira de emergência, no valor de mais de 500 mil milhões de euros aos Estados-membros, em virtude da pandemia. Mário Centeno, o ministro das Finanças, foi alvo de elogios pelo "grande trabalho do presidente do Eurogrupo, conseguindo ultrapassar o impasse e obter um acordo que parecia muito difícil".





BORIS JOHNSON RECUPEROU E VOLTOU A CASA ESTE DOMINGO.
E AGRADECEU PUBLICAMENTE AOS 2 ENFERMEIROS QUE CUIDARAM DELE, UM DELES É PORTUGUÊS
Primeiro-ministro britânico deixou St Thomas's Hospital, onde esteve internado na última semana, e recuperado, voltou para casa neste domingo, 12. Na hora de agradecer ao serviço nacional de saúde e aos profissionais de saúde que o ajudaram no tratamento à infeção de covid-19, Boris Johnson mencionou em especial os dois enfermeiros "Jenny da Nova Zelãndia e Luís de Portugal, do Porto", que estiveram ao seu lado nas horas mais críticas.
"Espero que não se importem, mas tenho de referir dois nomes, que estiveram ao meu lado 48 horas, quando as coisas poderiam ter corrido diferente", disse o Primeiro-ministro antes de mencionar os dois enfermeiros, num vídeo, publicado no Twitter. E onde aproveitou para agradecer ao britânicos e pedir-lhes para ficarem em casa.

O enfermeiro português é Luís Pitarma, tem 29 anos e é de Aveiro. Vive em Londres desde 2013 e é enfermeiro à quatro anos neste hospital onde esteve o primeiro-ministro. Leia mais neste artigo do Diário de Notícias.





ALUNOS REGRESSARAM ÀS AULAS, EM CASA
Portugal continua em estado de emergência, e com as escolas fechadas, o Governo teve que decidir sobre o término deste ano escolar. Entre as medidas anunciadas, os alunos até ao 10º ano não vão voltar à escola para terminar o 3º período escolar. Estes irão ter aulas pela televisão - a telescola - através do canal RTP Memória até ao final deste ano letivo. Estes conteúdos são um complemento ao trabalho dos professores, que continuarão a desenvolver com os seus alunos, com recurso a instrumentos de ensino à distancia, assim como o fizeram antes do período de pausa referente à Páscoa. As aulas começam já dia 20 de Abril.
Já os alunos do 11º e 12º ano, disse o governo, poderão ainda voltar à escola caso a pandemia o permita, e seguindo uma série de regras. Se tal acontecer, as aulas serão apenas para as disciplinas  em que seja necessário fazer exames nacionais e de acesso ao ensino superior.
As datas destes exames foram alteradas, confira aqui.





ANTÓNIO COSTA PROMETE UM COMPUTADOR NOVO POR CADA ALUNO
António Costa garante que, no próximo ano letivo, o Governo vai atribuir um computador por aluno. Uma medida que vai abranger os alunos do básico e do secundário, declarou o primeiro-ministro, numa entrevista à agência Lusa, e que passa também, por estes alunos  terem acesso universal à rede e aos equipamentos escolares.
Disse ainda, que o facto de os alunos estarem a ter aulas à distancia fez avançar a transição para a literacia mais digital e que é preciso aproveitar a oportunidade: "Assumimos um objetivo muito claro: vamos iniciar o próximo ano letivo assegurando o acesso universal à rede e aos equipamentos a todos os alunos dos ensinos básico e secundário (...) É muito mais do que ter um computador ou um tablet. É ter isso e possuir acesso garantido à rede em condições de igualdade em todo o território nacional e em todos os contextos familiares, assim como as  ferramentas pedagógicas adequadas para se poder trabalhar plenamente em qualquer circunstancia com essas ferramentas digitais", adiantou.
António Costa frisou que este era um objetivo a implementar, pelo governo antes desta pandemia, e que portanto, agora ainda tem maior importância, ainda para mais se houver um eventual segundo surto do coronavírus.




 PAPA FRANCISCO APELA PARA O MUNDO BANIR A "INDIFERENÇA, EGOÍSMO, DIVISÃO E ESQUECIMENTO" 


Na tradicional mensagem de Páscoa - este domingo, desde a Basília de São Pedro, em Roma - o Papa Francisco declarou que a "Indiferença, egoísmo, divisão e esquecimento" não são palavras que queremos ouvir neste tempo - e que é preciso "bani-las de todos os tempos"-  e pede ao mundo que vire as suas atenções "para ajudar os mais pobres".
"Este não é tempo para a indiferença, porque o mundo está sofrendo e deve sentir-se unido ao enfrentar a pandemia", disse ainda o Pontífice.

Papa também pediu um cessar-fogo mundial e imediato, a redução das sanções internacionais, que impedem a alguns países de proporcionar apoio adequado aos seus cidadãos e inclusive o cancelamento da dívida que pesa sobre os orçamentos dos mais pobres. O seu pensamento dirigiu-se também a quem está preocupado com o futuro e com a falta de emprego, encorajando os políticos a trabalharem em prol do bem comum.

Neste domingo de Páscoa, o Papa Francisco pediu na sua mensagem a todos um contágio diferente, o CONTÁGIO DA ESPERANÇA. E um convite à CORAGEM para enfrentar estes tempos difíceis.




CRISTIANO RONALDO E COLEGAS DA SELEÇÃO PORTUGUESA VÃO AJUDAR O FUTEBOL NÃO PROFISSIONAL DE PORTUGAL
Bernardo Silva confirmou, em entrevista à Bleacher Report, a doação de metade do prémio de qualificação, o da passagem ao Campeonato da Europa - que será agora apenas jogado em 2021 - para o futebol não profissional em Portugal. Segundo o jornal, A Bola, o jogador do Machester City
avançou ainda que a ideia partiu do capitão da seleção, Cristiano Ronaldo.
A doação é de 1 milhão de euros, e a iniciativa visa ajudar esses clubes na crise financeira
 causada pela pandemia do coronvírus. A verba reforçará o fundo de apoio para o futebol amador, criado pela Federção Portuguesa de Futebol (FPF) após a decisão de suspender as competições devido à pandemia.
Por esse motivo, o Futebol profissional mundial também está parado, sendo que alguns dos grandes clubes têm reduzido o salário dos jogadores, para enfrentar esta crise e outros entraram em Lay-Off.




GRANDES CRAQUES DO FUTEBOL AJUDAM QUEM MAIS PRECISA NESTE MOMENTO

Muitos dos grandes jogadores, têm doado dinheiro para ajudar no combate à pandemia, com ajudas aos profissionais de saúde, aos desfavorecidos e aos que ficaram mais frágeis nesta crise, ajudando na compra de alimentos. Por exemplo, Cristiano Ronaldo aliou-se à campanha "Nunca Desistir"para a compra de alimentos para os mais necessitados nesta crise, o capitão da Seleção e o seu agente Jorge Mendes ajudaram os profissionais de saúde na compra de equipamentos para combate ao novo coranavirus, e à ilha da Madeira doaram ventiladores.
Esta segunda-feira, João Félix fez uma doação de material médico - de vestuário e proteção individual - a uma unidade de saúde da sua terra natal.






















Comentários

Mensagens populares