Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

8 Receitas de Folar Para a Mesa da Páscoa

Sejam eles doces ou salgados, tradicionais ou menos tradicionais, o que não pode faltar na sua mesa de Páscoa é o Folar, não é?. Então, para comemorar a Páscoa e a ajudar na escolha da melhor receita, procuramos entre alguns dos nossos chefs/ blogues preferidos e trazemos oito receitas soberbas de Folar da Páscoa. Da receita mais simples, da mais fácil à mais requintada, aqui estão algumas das nossas receitas preferidas de Folar de Páscoa. E esperamos, deste modo, ajudá-la na tarefa (de procura e escolha de receita) e, claro, surpreender todos aí em casa.  A equipa Glamm deseja-lhe uma Feliz e Santa Páscoa! Poderá querer ver mais estas receitas: Receita de Folar Tradicional de Páscoa 3 Receitas de Folar Para a Sua Páscoa MINI-FOLARES "COELHINHOS DA PÁSCOA" Para comemorar a Páscoa, na "Sweet Gula" preparou-se uns pães doces de Páscoa e são perfeitos para esta altura. Junte as crianças aí em casa na hora de formar a massa em coelhinhos - para irem ao forno a seguir.

Adeus Resoluções, Olá Intenções! Substitua a Abordagem e Conheça As Dicas Para o Sucesso


     Chegou 2024, o que significa que as pessoas estão se concentrando nas resoluções de Ano Novo. No entanto, estudos efetuados, indicam que esses votos anuais de autoaperfeiçoamento funcionam apenas algumas semanas, para além de que esse hábito de Resoluções de Ano Novo parece estar um pouco out...e que existe uma fórmula melhor.

Segundo alguns especialistas, a resolução (decisão firme e rígida) está a ser  trocada pela intenção, que aliada à concretização dos requisitos necessários e fundamentais, tornará o caminho mais leve, simples e eficaz.

A DURAÇÃO MÉDIA DAS RESOLUÇÕES
   O inicio do ano novo é acompanhado pelo entusiamo de muitos em concretizar novos objetivos e metas durante o ano, que resulta numa empolgação alegre e decidida para a concretização deles. Mas, segundo uma pesquisa, novos dados indicam que esse entusiamo parece decair num curto espaço de tempo e a determinar o fracasso das resoluções. 

    Uma pesquisa da Forbes Healthy descobriu que as Resoluções duram uma média de cerca de 3 meses. De todos os entrevistados,  8% disseram que tendem a manter as suas metas durante um mês, enquanto que 22% afirmaram durar dois meses, outros 22% dos entrevistados garantiram três meses e 13% uns 4 meses.


OS REQUISITOS FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO
     Ter sucesso na concretização das resoluções de ano novo requer alguns requisitos que iremos revelar ao detalhe para que essa tarefa se torne bem sucedida. E para começar, conheça os três principais requisitos muito importantes e que determinam o sucesso das resoluções: fazer um plano, manter o foco e comprometer-se em alcançar.

  • PLANEAMENTO
  Fazer um plano para a concretização dos objetivos é muito importante. Ao estabelecer o que se pretende alcançar e as ações que se tomará para a sua concretização são meio caminho andando para o sucesso. Anotar e desenvolver detalhadamente como se pretende atingir as metas, identificando os passos necessários e criando, por exemplo, um cronograma realista para segui-los é fundamental. 

       Abaixo, alguns exemplos de Cronogramas (também poderá recorrer a uma Agenda ou Planner para o efeito, claro).

   Se o seu objetivo requer um planeamento mais detalhado, comece por escrever o seu objetivo e a seguir uma lista de coisas que terá de fazer para alcançá-lo, anotando até os possíveis obstáculos que possam estar no caminho. Ao saber exatamente o que é necessários para realizar e as dificuldades que possa vir a enfrentar, estará bem mais preparada para manter a sua resolução.

  • FOCO
     Faça uma lista com poucas resoluções (cada resolução vai precisar necessariamente de tempo, energia e de dedicação da sua parte, o ideal será colocar até três resoluções), foque-se nos seus objetivos e dedique-lhes algum tempo todos os dias. Seja claro sobre o que você realmente pretende alcançar. O ideal será escolher os objetivos que o empolgam e o motivam. Escolha deliberadamente o que você vai fazer e coloque na sua lista diária de tarefas. E lembre-se que qualquer atividade nova na sua rotina precisa de trinta a sessenta dias para se tornar um hábito. Portanto, o sucesso consegue-se com um passo de cada vez, foco e determinação.

  • COMPROMETIMENTO
  Depois de criar o plano de ação para os seus objetivos, é necessário que se comprometa a cumprir cada passo do seu plano, necessários para chegar á meta. Um passo de cada vez, no tempo e prazo mais adequado e dentro das suas capacidade e sem pressões desnecessárias levam ao sucesso.

  • TER IDEIAS CONCRETAS E CLARAS
 Ter ideias concretas e claras dos seus objetivos e evitar as ideias vagas como "vou perder peso" ou "vou ficar em forma". Antes, deverá escrever "vou perder peso em 3 meses" ou "vou caminhar 3 dias por semana durante 30 minutos" por exemplo. Ter uma ideia concreta e estabelecer um prazo ou tempo de concretização é essencial e tornará a sua ideia mais precisa e clara- tornando o caminho mais fácil para os atingir.

  • IGNORAR AS IDEIAS EXCESSIVAS OU INANTIGIVEIS
    (clicar/deslizar na setinha da foto)
    Seja realista, Evite as ideias excessivas e inatingíveis, do estilo tudo ou nada, certificando-se que os seus objetivos são alcançáveis. Definir metas difíceis de alcançar pode levar á desmotivação. Seja honesta e sincera consigo mesma, e também sobre as suas capacidades e recursos em os atingir.

  "Resoluções fracassadas ou excessivamente rígidas podem ter um impacto negativo, diz Michelle Turk", terapeuta matrimonial e familiar licenciado (...). Isso pode levar a sentimentos de inadequação, que podem prejudicar a autoestima e levar à auto crítica. Metas excessivamente rígidas também podem levar ao stress" afirmando ainda que "falhas repetidas em metas excessivamente rígidas podem levar uma pessoa a acreditar que o crescimento ou mudança pessoal são inatingíveis, o que pode ser desanimador".

Por exemplo, em vez de tentar perder alguns quilos, estabeleça a meta de praticar 20 minutos de atividade física por dia, lembrando que se deverá escolher uma atividade que realmente se goste e pela qual se anseie. Isso facilitará o caminho até ao seu objetivo, a manterá focada, como ainda desfrutará de uma atividade que gosta, melhorando o seu bem-estar geral.

Uma das resoluções mais comuns e vagas, são "Ser mais feliz", embora seja uma boa intenção é preciso definir o que poderá proporcionar essa maior felicidade. É preciso debruçar-se sobre o que gosta de fazer, o que lhe dá prazer e o entusiasma. Como ainda deverá  dividir essa meta em metas mais pequenas e mais específicas para ajudar a chegar lá. Por exemplo, planejar  e se envolver em atividades e coisas que lhe possam trazer alegria, como passear, viajar, conhecer novos locais, um hobby novo, ou dedicar alguns minutos a uma atividade física que se gosta, enfim são alguns exemplos.

Aborde as resoluções com uma mentalidade saudável e espectativas realistas, concentrando-se no progresso e na autocompaixão - reconhecendo que o progresso nem sempre é certinho, que poderá ter uns dias mais produtivos e outros menos, mas que não significará que não se tenha progredido em direção aos objetivos.

  • DAR FLEXIBILIDADE AOS PRAZOS
O importante é alcançar os objetivos, é chegar ao que nos propusemos, ainda que se tenha de ajustar prazos ou datas. Assim, como também é válido acrescentar outras resoluções a meio do ano, por exemplo. Não se limitar ao mês de janeiro, pois todo o ano é válido para novas resoluções e se alcançar o que se pretende, seja uma meta, um objetivo, um sonho.

  • SUBSTITUIR RESOLUÇÃO POR INTENÇÃO
 Segundo ainda este especialista, as resoluções estão a ficar out e a serem substituídas por intenções. 

Qual a diferença entre resolução e intenção? 
RESOLUÇÃO
Ato  ou efeito de resolver, decisão, tenção, deliberação.
INTENÇÃO: 
Resultado da vontade depois de admitir uma ideia como projeto; 
O que está planeado ou se pretende alcançar.

    Primeiramente, o grau de pressão que muitas pessoas colocam em si mesmas, quando decidem as suas resoluções, geralmente é grande. Por exemplo, a sua resolução, imagine é "perder 20 kilos" o que á partida já exigirá uma grande esforço, ainda mais se colocar um prazo de concretização bastante pequeno. A resolução não está errada, mas deverá tomar a decisão sem pressão e diminuir o esforço, como por exemplo, dividir a meta em várias etapas no tempo. Deverá abraçar a pretensão com leveza, mantendo a intenção firme de a conseguir. Passo a passo, um de cada vez, e conquistando com sucesso cada etapa. 

    Então, a resolução é uma decisão firme tomada para resolver ou atingir um objetivo e que coloca uma certa  pressão sobre a própria pessoa. As resoluções são rígidas, sem espaço de manobra, exige envolvimento  e dedicação, pois caso contrário elas ficarão esquecidas em pouco tempo. 
 Enquanto que a intenção é algo que se almeja, uma vontade, uma ideia ou conceito que pretende realizar. É tipo um "gostaria de" ou "tenho a intenção, a vontade de conseguir alcançar este objetivo", com leveza  e permitindo mais espaço e graça para o crescimento.
  Esta nova abordagem, evita que o stress surja, mantendo a empolgação atrás do resultado final e energia para os passos seguintes

  • FRACIONE A META EM PEQUENAS METAS DIÁRIAS/MENSAIS
Um objetivo ou uma meta é o resultado final de um caminho ou percurso pensado e planeado. Por exemplo, se o objetivo é perder algum peso, já sabe que isso não acontecerá do dia para a noite. E também sabe que precisará de fazer e manter algum exercício físico diário ou semanal durante x tempo até chegar á meta. E uma abordagem simples e eficaz é a de dividir essa meta maior em etapas menores e mais gerenciáveis.
Por exemplo, começar por escolher a atividade física que mais gosta, os dias e as horas da semana e a duração do exercício físico, como também a data que se propõe a chegar á meta final (perder os quilitos).  Será cumprir os objetivos a curto prazo para chegar á meta final a longo prazo. 
E se o que pretende é começar um novo hobby, então divida-o em pequenas tarefas para não parecer tão complicado como possa parecer: pesquisar sobre o que vai precisar comprar, pesquisar online sobre a nova ocupação, ver vídeos no Youtube e dedicar um tempo específico a cada semana para praticar.

  • ACOMPANHE O SEU PROGRESSO
 É preciso destacar que as metas precisam ser acompanhadas, Só assim, é que saberá o quanto está perto de alcançá-las, e se precisa fazer ajustes ou reavaliar os seus planos. Poderá ir conferindo o seu progresso diariamente, de semana a semana ou mês a mês. Para isso, ter um caderninho onde ir apontando diariamente as suas conquistas e vitórias ( mesmo as mais pequeninas) até chegar à sua meta, será uma boa dica. Assim, como escrever os motivos pelos quais está a trabalhar para atingir o(s) seu(s) objetivo(s) vai ajudá-lo a manter-se motivado, incentivado no caminho até a' vitória.

  • OBTENHA SUPORTE 
     Um sistema de apoio sólido pode ajudá-lo a permanecer motivado, incentivado e até tornar o caminho mais divertido. Apoio que o ajudará a permanecer na conquista das suas metas e que pode ser o seu grupo de camaradagem, a família, um amigo ou ente querido. Então, o ideal é encontrar alguém que goste, que faça parte do seu círculo de convívio e que pense como você para acompanhá-lo no caminho até chegar á meta.

  • CELEBRAR AS CONQUISTAS
    Quando nos propomos a realizar algo, é fundamental saber comemorar o que que conquista. Até as mais pequenas! Ainda que nem saia tudo conforme planeado, cada tijolo colocado na construção dos seus objetivos vale a pena e é por conta de cada um deles que chegará à sua meta. Portanto, celebre sempre e mesmo as mais pequeninas conquistas, pois pequenos passos levam ao sucesso.




Comentários

Mensagens populares