Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

#Receita: Cheesecake de Limão, Chocolate Branco e Morango

Para celebrar a época de morangos, trazemos um delicioso cheesecake que combina os sabores ainda do limão e do chocolate. A receita é da Patrícia Nascimento do blogue "Coco e Baunilha" que lançou o livro de receitas "Baunilha - Bolos ao Sabor das Estações".

Marcha da Madragoa é a Grande Vencedora de 2022 - e Ganha Na Categoria de Melhor Figurino

           O bairro da Madragoa venceu a edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa, no regresso à Avenida da Liberdade após um interregno de dois anos das Festas de Lisboa motivado pela pandemia. A Madragoa ainda venceu a categoria de Melhor Figurino que foi imaginado ao detalhe pelo seu coreografo, que tinha um sonho desde criança de  poder representar o seu bairro. E chegou e venceu!

As Marchas de Lisboa desfilaram na Avenida da Liberdade, neste domingo, 12 e marca o regresso das Festes de Lisboa e das Marchas Populares após o seu cancelamento por dois anos devido a pandemia.

Cortesia de @lisboa.pt

 Com centenas de participantes, as marchas populares, contaram com duas dezenas de grupos, como a Mouraria, Castelo, Carnide, Bela-Flor - Campolide, , Bairro da Boavista; Bairro Alto, Penha de França, Lumiar, Belém, , Madragoa, Campo de Ourique, Baixa, Alfama, Ajuda, Marvila, Bica, São Vicente, Olivais e Alto da Pina. 

A abrir o desfile, esteve a Marcha Popular Vale do Açor  (a marcha convidada deste ano), seguiu-se a estreia de uma marcha infantil, a Marcha Infantil das Escolas de Lisboa e a participação de três marchas extra-concurso, a Marcha Popular "A Voz do Operário"(marcha infantil, também estreante), Mercados e Santa Casa.

`Os bairros lisboetas recordaram, além de tradições bairristas, pessoas icónicas e momentos importantes, assim como o amor pelos Santos Populares. Com figurinos diferentes, canções e coreografias, a avenida ganha cor e alegria, numa tradição de décadas.

O bairro da Madragoa venceu a edição deste ano das Marchas Populares de Lisboa. O anúncio foi feito pela EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural), responsável pela organização da iniciativa.

A Marcha Popular da Madragoa ainda venceu na categoria de Melhor Coreografia e a de Melhor Figurino. Os trajes foram idealizados ao pormenor pelo coreógrafo estreante João Medeiros.

Pareço uma criança feliz. É assim que se fica quando se realizam sonhos de petiz. Eu queria tanto mas tanto isto! Era tão importante para mim. Sempre me interessei em saber mais e mais de marchas e sempre quis que um dia ouvissem as minhas ideias. E essa altura chegou e com uma equipa que não vinha para brincar. Duvidei muito das minhas capacidades e graças aos meus marchantes essas dissiparam-se e agora acredito que é possível, que eu consigo. Obrigado aqueles que no início disto tudo ouviram os meus desabafos de incerteza. Quando eu ainda nem tinha dado o primeiro ensaio.

A Madragoa tinha Ana Garcia Martins, conhecida como Pipoca Mais Doce e o Bruno Cabrerizo como padrinhos.

 Em segundo lugar ficou a Marcha Popular de Alcântara e em terceiro a do Alto do Pina. No que toca às restantes categorias, Alto do Pina também venceu na categoria de Melhor Coreografia e o Bairro Alto conquistou a Melhor Cenografia. Alfama e Madragoa foram premiadas com o Melhor Figurino e a Melhor Letra foi para Penha de França e São vicente.

Lisboa veste-se de cor e alegria em tempo de Santos Populares. 

Comentários

Mensagens populares