Sabia que as roupas que veste no seu dia-a-dia podem deixá-la mais feliz? Sim, podem! E é a nova tendência da moda, a Dopamine Dressing (Moda Dopamina) que promete fazer isso mesmo.
"É hora de se vestir para ser feliz", diz o Pinterest Predicts, referindo-se aquela que será a maior tendência de moda deste ano de 2022. Os especialistas de moda do Pinterest "descobriram" que a procura por roupas de cores alegres estava explodindo por todo o mundo.
"Pode ser color block, degradé ou arco-íris. O que importa é que as roupas em 2022 vão ser super coloridas e democráticas, com propostas e modelagens confortáveis para deixar todo mundo mais feliz." - Pinterest.
Este ano, e já com mais de 50% da população mundial com a vacinação completa, parece haver um sentimento de esperança no ar e uma procura de criar uma atmosfera mais alto astral no nosso dia-a-dia e ao nosso redor. E as cores alegres e garridas parecem ser a forma de se encontrar essa "mood" mais positiva, e se nos lembrarmos das coleções de designers nas últimas temporadas, parece que esse é o clima que certamente se refletiu nas coleções- cheias de cores!
Também estamos observando roupas alegres e brilhantes a chegar às marcas de lojas mais conhecidas, abraçando aquela que será a grande tendência desta primavera/verão e que certamente estará para ficar.
Essa associação entre roupas coloridas e felicidade não é nova - lembre-se por exemplo do Amarelo ser considerada a cor da felicidade, pelo seu tom vibrante e alegre e talvez por o associarmos ao sol, dias quentes e amenos, e até a passeios e praia.
Na verdade, a ideia de "adquirir" alegria através do que vestimos tem um nome, "curativo de dopamina". Mas o que é "Dopamina Dressing"?
Será que as cores que vestimos podem realmente ter um impacto no nosso humor? E devemos pensar nas cores quando nos vestimos todas as manhãs?
Esta tendência, que vem revolucionar a moda (que entrou em modo comfy na pandemia) aparece de vez em quando. Está ligada ao uso de roupas coloridas, estampados e padrões brilhantes e com cores fortes. Dizem os especialistas que melhoram a forma como o usuário se sente.
Trata-se de aproveitar as suas roupas para se sentir melhor, a que os especialistas dizem ser um conceito muito real e válido. Para além de as cores o deixarem mais positivo ou mais tranquilo (é o caso do azul, que está associado a tranquilidade e calma), também deve considerar outras variantes, e nos transmitem boas sensações, como quando você veste uma roupa nova, acabadinha de comprar ou uma roupa que recebeu de presente de alguém especial...Você experimenta emoções positivas e elas vão estimular a sua "dopamina"!
Dopamina: "Sempre que você pensa positivamente sobre si mesmo, ou experimenta um humor positivo, a dopamina e a serotonina - as hormonas do bem-estar - são libertados no seu cérebro e você experimenta um aumento emocional positivo" - pode ler-se no site
Metro.
A dopamina é, então, um neurotransmissor responsável por provocar sensações de prazer e felicidade, e a tendência do dopamine dressing sugere que ao nos vestirmos de forma mais colorida possível é uma técnica infalível de aumentar a nossa felicidade. E não é a primeira vez que a associação entre roupas coloridas e sentimentos positivos acontece, já existem diversos estudos sobre o poder das cores no nosso humor, principalmente quando falamos das roupas que usamos.
Então, essa tendência de vestir corres alegres e garridas está em crescimento no momento. O Pinterest nota um aumento substancial e que quase garantidamente diz que se tornará a garnde tendenica de 2022. E isso parece estar a acontecer, surgindo looks que se destacam nas redes sociais e marcas de moda que estão a abraçar o conceito de trazer alegria para as suas coleções e roupas coloridas estão ganhando espaço nos nossos guarda-roupas.
A dopamine dressing não tem limitações, ela adapta-se a todos os gostos e contextos. Umas das coisas que mais está alcançado o seu auge, graças ao dopamine dressing, é o brilho. Desde o final de 2021, estamos a notar uma certa preferência das fashionistas para peças super brilhantes, que parecem ter sido inspiradas nos anos 80. O que faz todo sentido, já que a década disco foi praticamente o berço da ligação entre felicidade e roupas coloridas.
As opções para abraçar a moda dopamine dressing vão desde os looks degradé (passagem de um tom escuro para um tom mais claro), em looks color block (mistura de cores vibrantes e chamativas). E não é só de combinações ousadas de cores que é feita essa trend. Pode optar pelos looks monocromáticos num único tom bem alegre E ainda melhor, na sua cor favorita. Sua confiança vai aumentar, pode acreditar!
Comentários
Enviar um comentário
Deixe-nos uma mensagem!