Na terça-feira (4), duas explosões abalaram a capital de Beirute, sendo a segunda o suficiente para ser sentida na Alemanha e no Chipre. As explosões - causadas por um incêndio que se alastrou - ocorreram num armazém no porto de Beirute onde estavam armazenados 2.750 toneladas de material explosivo,- Nitrato de amónio - que encontrava guardado há seis anos e sem condições de segurança. As investigações iniciais apontam para negligência.
As duas explosões fizeram mais de uma centena de vítimas mortais, vários desaparecidos e mais de cinco mil feridos, de acordo com o balanço mais recente - e destruíram 85 % dos cereais do país armazenados no porto. As ondas emitidas pelas explosões foram sentidas a vários quilómetros de distância - destruindo vários edifícios, partindo vidros, destruindo telhados e partindo e"atirando" tudo o que era mobiliário para as ruas.
Jamal Itani, presidente da Câmara de Beirute, disse que os prejuízos da explosão estarão na ordem dos milhares de milhões de dólares, e que vão ser necessários anos para que a economia e a cidade recuperem, sendo que o Governo libanês já decretou duas semanas de estado de emergência e põs todos os funcionários portuários - responsáveis pela segurança e armazenamento do porto de Beirute - em prisão domiciliária.
Hamad Hasan, ministro da saúde do Líbano, disse que o país está "ficando se tudo o que é necessário para resgatar e tratar as vítimas". Então, abaixo, encontre uma lista de formas de ajudar a reduzir as dificuldades das pessoas afetadas pelas explosões de Beirute.
CRUZ VERMELHA
Os donativos podem ser feitos através do
Site.
BANCO ALIMENTAR DO LÍBANO
Pode ajudar através do
site.
Pode conferir mais instituições para fazer o seu donativo
AQUI (Jornal Público).
Comentários
Enviar um comentário
Deixe-nos uma mensagem!