Os virologistas não estão muito convencidos...
A marca italiana Diesel e a Polygiene (empresa sueca de tratamento de têxteis) juntaram-se para criar uns jeans que eliminam 99% da atividade viral, através de uma tecnologia inovadora para têxteis.
O tratamento ViralOff, para o qual a Diesel é detentora de exclusividade nos seus jeans, "será utilizado em vários modelos da marca na estação primavera-verão 2021 e depois será, gradualmente, expandido para uma gama mais ampla de produtos".
A Polygiene explicou que essa inovação é o resultado do seu "grande esforço na proteção de roupas, iniciado com a epidemia de Sars, no inicio dos anos 2000". E que a atual pandemia só veio trazer maior motivação para aplicar essa tecnologia a produtos comerciais.
A tecnologia aplicada "está sempre ativa e é capaz de matar 99% dos vírus dentro de duas horas, após o contato entre estes e o tecido. O tratamento também inclui a tecnologia Odor Crunch que protege contra odores de fontes externas.
Ainda, segundo a Diesel e a Polygiene esta tecnologia "demonstrou ser eficaz contra uma ampla variedade de vírus, incluindo o covid19. Ela interage com as principais proteínas, impedindo que o vírus se ligue às fibras testeis. Ainda, com a vantagem de que é sustentável, sendo que o tratamento dura toda a vida útil da peça, requer menos lavagens e, assim, diminuindo o uso de água e energia.
Se é seguro e possível de nos tranquilizar ao comprarmos esse jeans (que são caros), e segundo o
Business Insider, os especialistas dizem que "o jeans não é eficaz na prevenção da disseminação do vírus, já que pesquisas existentes mostram que ele é transportado pelo ar por natureza e raramente se espalha pelo contato com a superfície. No final do dia, você acabou de comprar um jeans caro que está dando aos consumidores uma falsa sensação de segurança"
Com isto, pensamos que, e durante esta pandemia, as pessoas não deveriam ficar na incerteza de algo. Entre o que este diz, e o que o outro fala, pois são assuntos que só os entendidos podem confirmar. E neste caso, não há confirmação, com dados de nenhum dos lados. Mas devia! neste e em todos os assuntos (e alguns bem mais importantes) que dizem respeito à segurança das pessoas.
No entanto, e posto isto de parte, queremos salientar o fato importante de que nos últimos tempos a tecnologia estar a ser posta em pratica para novos têxteis, com ações anti-alérgicas (ácaros, etc) e para maior sustentabilidade.