Estamos na época dos figos! Uma fruta deliciosa rica em nutrientes, fibras, vitaminas e minerais, o figo ajuda a emagrecer, deixa a pele mais bonita e saudável, são uma fonte de energia ( os figos secos), de saúde e boa disposição, entre outros benefícios..
Para os apreciadores desta deliciosa fruta, trazemos cinco receitas de doces e compotas para adoçar os seus dias. Para barrar no pão, bolachas ou para uso em outras receitas, pois há também, quem o utilize para saladas e como topping para sobremesas.
Depois, o quanto é bom ter um doce caseiro - feito por si - lá em casa, que certamente fará as delícias de toda a família.Se é a primeira vez, que vai fazer, não se preocupe, encontrará no neste artigo tudo o que precisa para acertar na hora de o fazer - o passo-a-passo, com dicas e sugestões. Ora confira as receitinhas que trouxemos:
FAZER O SEU DOCE OU COMPOTA EM CASA
- Vai precisar de alguns frascos para colocar o seu doce ou compota:
- Esterilize bem os frascos antes de os usar:
- Depois de colocar o seu doce ou compota nos seus frascos, tape bem e vire ao contrário, com a tampa para baixo. para criar vácuo - serve para aumentar o tempo de conservação (lemos na nossa pesquisa).
- Fechado o doce, tem a validade aproximada de um ano, no entanto depois de aberto, deve ser conservado no frigorífico e consumido no prazo de um mês.
- O limão usado nas receitas, serve para gelificar o doce.
DICAS DE PREPARO INFALÍVEIS
Se vai fazer o doce pela primeira vez, pode parecer complicado de fazer e acertar no ponto certo de cremosidade do doce, mas com as dicas que encontrará neste artigo, é infalivel!
Então, comece por cortar os figos em quartos, retirando os pézinhos destes.
O segundo passo é colocar os figos e todos os ingredientes a cozer em água - tem receitas que colocam todos os ingredientes juntos, outras que optam por colocar os figos apenas a cozer em água em lume forte até começar a ferver e depois, então, adicionar os restantes ingredientes e ainda quem vá adicionando os ingredientes por etapas.
O terceiro passo é deixar deixar cozinhar em lume brando, vá mexendo sempre - com uma colher de pau (serve para não alterar o sabor do doce);
Vá mexendo sempre, até a água ir evaporando - e o doce engrossando - e estará pronto, assim que atingir o ponto de estrada! - Quando é que o doce ou compota atinge o ponto de estrada? quando coloca um pouco da compota ou doce num pires e passando com a ponta de uma colher ou do dedo, abre uma "estrada" que não se une de imediato.
Apenas tenha esse cuidado de ir fazendo "o teste" para que o doce ou compota não cozinhe demasiado - para não caramelizar, pois assim vai ficar rija.
Quarto passo, é triturar os figos com uma vainha mágica ou no passe-vite.
E o doce ou compota está pronta! Deixe arrefecer um pouco e coloque o doce ou compota em frascos esterilizados.
Em cada receita de cada autor, encontrará o modo de preparo completo e ainda mais dicas para fazer o doce perfeito.
COMPOTA DE FIGO COM CANELA E VINHO DO PORTO
A receita é da Joana Roque, que já conta com 5 livros de grande sucesso. Nos seus ingredientes, contamos com o sabor delicioso do "nosso" Vinho do Porto. Veja a receita
aqui.
DOCE DE FIGO TRADICIONAL - RECEITA DA VOVÓ
Simples e caseiro, com os ingredientes básicos - figos, água, açúcar, pau de canela e limão. Veja
aqui
DOCE DE FIGO (com especiarias)
Um doce mais rico em ingredientes, leva estrela de anis, cravinho e vagem de baunilha. A receita é do Cinco Quartos de Laranja, e pode
ver a receita aqui.
DOCE DE FIGO COM MOSCATEL
Ainda do Cinco Quartos de Laranja, mais uma receita muita rica, desta com moscatel, cravinhos, estrela de anis e noz moscada, confira
aqui a receita.
DOCE DE FIGO COM VINHO DO PORTO - NA BIMBY
De preparação na Bimby, esta receita é prática e de fácil preparação. Veja a receita e modo de preparo no blog
Pão e Beldroegas.
DOCE DE FIGO COM LARANJA E BAUNILHA
A laranja e a baunilha são os ingredientes a juntar ao figo nesta receita, que tem um aspecto delicioso. Para conferir em
Cinco Quartos de Laranja.