O Remdesivir é o primeiro tratamento recomendado para a covid19, visto que os estudos feitos demonstram que os doentes que o receberam se restabeleceram em quatro dias mais rapidamente do que os outros casos. Em Portugal já foram trtados 133 doentes com este fármaco.
Este medicamento de tratamento antiviral - desenvolvido pela empresa de biofarmacologia Gilead Sciences - foi recomendado, depois de feita uma rápida análise à sua eficiência, pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inlês) para uso em doentes de covid19 que aprovou de forma condicional a sua comercialização para todo o continente europeu. A autorização de comercialização condicional permite que um fármaco seja vendido por um ano nos 27 países da União Europeia antes que todos os dados sobre a sua eficácia e efeitos secundários estejam disponíveis. A Gilead tem de submeter dados finais até Dezembro.
O Remdisivir mostrou "ter resultados promissores" e a procura por este fármaco, começou, imediatamente a ser muita. Tanto que Trump apenas resolveu comprar praticamente todo o stock de remdesivir à Gilead. No entanto, a Comissão Europeia negociou logo de seguida com a produtora, a compra e reserva de Remdesivir para que pudesse chegar a todos os países.
Ontem, a Comissão Europeia anunciou que assinou um contrato de 63 milhões de euros com a farmacêutica Gilead para assegurar trtaamentos com Remdesivir na União Europeia (UE)-
Também, ontem na habitual conferência de imprensa da Direção-Geral de Saúde e do Ministério da Saúde divulgaram que em Portugal já foram tratados 133 doentes com covid19. Ver
aqui.