O Governo prorrogou a suspensão de serviços essenciais até Setembro - de electricidade, água, telecomunicações etc. mas não abrange todas as famílias, apenas aquelas que tiveram quebra de rendimentos devido à pandemia. Para tal, devem comprovar isso mesmo, junto das empresas prestadoras dos serviços...
Já tínhamos feito aqui um artigo sobre este assunto, mas por uma outra razão, telefonamos para a EDP e resolvemos também perguntar sobre a tal suspensão de cortes de energia. Ao que o funcionário desta empresa nos disse que a partir de Julho, iriam começar a enviar avisos de corte para todas as famílias - que caso não justifiquem perante esta empresa que o rendimentos do agregado familiar tenha tido uma quebra devido à pandemia - e então, que a EDP em Julho começa com os cortes de energia para quem esteja com faturas em atraso (devido a estes tempos mais complicados)...
As notícias pregoam em letras grandes a aprovação da NÃO suspensão de serviços essenciais até Setembro. Mas dar pormenores exatos sobre o assunto ou como as famílias - em caso de diminuição dos rendimentos devido à pandemia - devem fazer para ter direito a esse alívio nestes dias mais apertados (pois porque afinal a suspensão NÃO é para todos em geral) não vimos nada...
Uma actualização
(do que falamos aqui anteriromente)
Se até Maio, a suspensão dos serviços essenciais era um direito para todas as famílias, agora é apenas para as que comprovem quebra de rendimentos devido à pandemia. Sendo que a partir de Julho, volta a normalizar para as restantes, com os cortes a partir de Julho, informou-nos a empresa.
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Já antes dissemos aqui, que a EDP está a enviar avisos, que segundo a empresa, "não são aviso de corte", mas antes "avisos de dívida"... idênticos aos avisos de corte ("a cara um do outro") a solicitar o pagamento da fatura do mês.... Pouco mais de meia dúzia de dias depois de terminar o prazo de pagamento da fatura mensal
No entanto, deixamos o alerta sobre o direito que tem como consumidor: tem 20 dias para pagar uma fatura, a contar da data em que termina o prazo de pagamento.
Agora, a EDP tem estado a funcionar assim, mas há um ano e tal, contava a partir da data do aviso de corte. Qualquer dúvida que tenha, sobre os seus direitos, informe-se junto da DECO.
COMO TER DIREITO À NÃO SUSPENSÃO DE SERVIÇOS ESSENCIAIS
Em caso de os rendimentos do seu agregado familiar terem tido uma quebra igual ou superior a 20%, deve enviar uma declaração à empresa fornecedora do serviço:
" ...devem remeter aos fornecedores dos serviços essenciais, declaração sob compromisso de honra que ateste quebra de rendimentos do agregado familiar igual ou superior a 20%.."
Podendo, posteriormente, os fornecedores dos serviços essenciais pedir documentos comprovativos.