Assistir a uma sessão de cinema sem sair de dentro do carro...
A ideia que surgiu em 1932 e se tornou um verdadeiro fenómeno de sucesso - alcançado o seu auge nos anos cinquenta e sessenta - o cinema drive-in parece estar a regressar, devido à pandemia que nos obriga a distanciamento físico.
Com todas as atividades culturais paradas e devido às restrições impostas pelo novo vírus, começam a surgir novas ideias ou o regresso de outras, para obter algumas formas de entretenimento nestes tempos históricos. É o caso do cinema drive-in em que se pode assistir ao ar livre, geralmente num parque, uma sessão de cinema dentro do carro. O fenómeno lá bem atrás no tempo parece ser uma boa ideia nos tempos que correm.
Com estreias de cinema adiadas, parece estar de volta à ribalta o drive-in, um pouco por todo o mundo. E em Portugal não é exceção, com sessões de cinema marcadas já para este mês! E continua em junho, nesta altura à boleia da Comic Con Portugal. Saiba tudo a seguir:
LEIRIA
Na vila da Batalha vai haver um drive-in gratuito nos dias 15,16 e 17 de Maio. Vai poder assistir a seis sessões de cinema para adultos e crianças, de produções recentes e premiadas.
O espaço onde irá decorrer é amplo e permite asegurança de todos os participantes, garante o município, responsável pela iniciativa.
Dentro do seu carro, num espaço ao ar livre, poderá assistir aos filmes numa tela que permitirá imagens de qualidade e o som, do seu carro, sintonizado na frequência certa.
Cartaz e inscrições brevemente disponíveis no
página da autarquia. As entradas são gratuitas.
COMIC CON PORTUGAL ORGANIZA CINEMA DRIVE-IN
Também a Comic Con Portugal anunciou as "Drive in Comic Con Portugal Sessions" que começam a 1 de junho, Dia da Criança, com a estreia exclusiva de um filme familiar e ação: "
O Meu Espião" distribuído pela Cinemundo. As sessões serão em Drive-in .
Para promover o convívio social de forma segura, a Comc Con Portugal vai organizar sessões de cinema, em diferentes locais, em que os participantes assistem aos filmes dentro da sua viatura, pode-se ler na
página.
A lista com todas as sessões e locais será partilhada brevemente.
.
PELO MUNDO
Novos ecrãs continuam a ser montados em todo o mundo e os que já existiam, ganham uma nova vida. Na Alemanha, montam-se no meio de campos, já na capital da Lituãnia, em Vílnius, foi no aeroporto desta cidade, e no Irão foi em parques de estacionamento, como aquele que está na capital deste país em frente ao icónico edifício, Torre Milad.
No Brasil, o cine drive-in de Brasolia voltou a abrir e a única restrição é à venda de comida no local, que é proibido por força da pandemia. E no litoral de São Paulo, uma rede de cinemas e um shoping de Praia Grande unem-se para abrir um drive-in improvisado no estacionamento desta superfície comercial.
_____________________🌼_____________________
PEQUENA HISTÓRIA SOBRE O APARECIMENTO DO DRIVE-IN
A ideia surgiu em 1932, nos Estados Unidos da América, por Richard Milton Hollingshead, que a decidiu testar no quintal de sua casa, em New Jersey! A invenção passava por colocar um projetor kodak no tejadilho do seu carro e assistir a um filme numa tela que estava presa a uma árvore. Em poucas semanas, e com a ajuda dos vizinhos, conseguiu encontrar a melhor forma de posicionar os carros, sem que nenhum deles ficasse prejudicado ao nível do campo de visão (e que consistia numa série de rampas cuja inclinação variava conforme a proximidade com a tela) e punha em funcionamento o primeiro cinema drive-in no mundo! Hllingshead construiu o primeiro cinema drive-in na Crescent Boulevard, tendo a sessão de abertura ocorrido a 6 de junho de 1933 e o local publicitado como um "Automobile Movie Theatre", para não confudir potenciais interessados. O filme escolhido, "Wives Beware", um lançamento do ano anterior. Surpresa ou não, a estreia foi um tremendo sucesso.
Depois de Richard lançar a ideia, outros seguiram-na e surgiram vários drive-ins, sendo que em 1949 já existiam 155 nos Estados Unidos da América. Mas foi nos anos 50, no pós Segunda Guerra Mundial, que se deu o boom, aumentando o número para 3 700 drive-ins. Espalhando-se o fenómeno ao redor do mundo. Durante muitos anos, o negócio deste estilo de cinema foi um estrondoso sucesso, chegando a haver milhares de drive-ins em todo o mundo. Mas a ganancia por lucros estragaram o maior fenómeno da altura e, já nos anos setenta e oitenta o número começou a descer. Questões com urbanização e compra de terrenos, o desenvolvimento da televisão, o aparecimento dos primeiros multiplex cinematográficos vieram dificultar ainda mais o negócio nos anos oitenta, já só existindo mil.
Durante os anos noventa aguentavam-se vivos cerca de setecentos recintos, muitos deles com capacidade para poucos carros, em pequenas terriolas do interior dos Estados Unidos.
Comentários
Enviar um comentário
Deixe-nos uma mensagem!