Aqui está tudo o que precisa de saber sobre o coronavírus na água. Serão seguras as águas das piscinas e do mar? Como é o comportamento do vírus dentro de água?
A época balnear está logo a chegar, reabre a 6 de junho, mas o calor já chegou e muitos já foram a banhos por estes dias. Mas até que ponto é seguro e se haverá perigo de transmissão durante os mergulho numa piscina ou no mar, é o que muitos de nós se questiona por estes dias.
Paulo Paixão, Virologista da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova, em entrevista à SIC Notícias, na edição da manhã, respondeu a essa questão, feita pelo jornalista:
"Pode, pode mergulhar à vontade. A questão não é dentro de água. Portanto, nós temos de distinguir o que é possível do que é provável. Teoricamente possível, de o vírus subsistir durante algum tempo dentro de água é possível, mas o grau de probabilidade de transmissão, quer na água do mar, quer na água da piscina é ínfima (muito pequena, muito baixa), disse o virologista, destacando o facto de a água nos "lavar" várias vezes o rosto, enquanto mergulhamos ou o cloro das piscinas. Na areia, o calor e o facto de não ser um elemento liso é suficiente para neutralizar o vírus.
Depois de salientar que a água não é o motivo de preocupação, alerta para algo, que sim, é o problema: o distanciamento entre as pessoas. Que se não for cumprido vai ser o motivo de novos contágios de covid!9. Para evitar deve-se manter o distanciamento entre as pessoas fora e dentro da água.
De destacar, a importância de cumprir esta norma, para mais quando surgem neste momento, em Portugal e na Europa, novos surtos do vírus. No nosso país, parece sobretudo devido ao regresso ao trabalho, em que são nas pausas para o almoço, nos momentos de relaxamento, nos transportes não colectivos, entre outros, que, devido a comportamentos individuais de menor precaução, têm vindo a surgir mais contágios.
Leia
aqui a declaração a respeito, dada pela Ministra Marta Temido.
No entanto, há que tomar em atenção o cumprimento do distanciamento nas esplanadas de pastelarias e cafés, pois há algumas imagens a circular na internet, a provar que a norma não está a ser cumprida.
Pede-se que todos tenhamos atenção a todas as normas de segurança, é por nós e pelos outros. Se começar a haver novos contágios - e registe-se que os novos casos diários têm andado na casa dos 200, e que a curva epidemiologia ainda não achatou em Portugal - existe uma necessidade urgente de acautelar, pois senão e como já disse a Ministra da Saúde, podemos ter um "reconfinamento".
Então, pede-se que todos cumpramos com todas as normas de segurança, para logo ultrapassarmos este momento #juntoseunidos!
Comentários
Enviar um comentário
Deixe-nos uma mensagem!