A UEFA tem na mesa a opção do futebol regressar no verão para a conclusão dos campeonatos, caso as autoridades da saúde autorizarem o regresso do futebol nos diferentes países e sobretudo, tudo dependerá das datas em que isso ocorrer.
No dia 1 de Abril de 2020 o Comité executivo da UEFA - após uma reunião por videoconferência com os secretários-gerais das 55 federações-membro da Uefa -
tomou uma série de decisões:
- Todos os jogos das seleções nacionais masculinas e masculinas, que estavam agendadas para Junho, são adiados até novo aviso. Isto inclui o "play-off" para o UEFA EURO 2020 e os jogos de qualificação para o UEFA Women's EURO 2021
- Todos os outros jogos das competições da Uefa, incluindo os amigáveis internacionais centralizados, permanecem adiados até nova informação.
- Competições jovens de seleções nacionais - Veja aqui todas as competições
- Os prazos relacionados com todas as competições de clubes da UEFA de 2020/2021 são adiados até novo avisos, em especial no que se refere ao processo de admissão e registo de jogadores. A UEFA estabelecerá novos prazos em devido tempo.
- Pode consultar todas a decisões aqui, no site da UEFA.
Ainda este sábado, dia 4, a UEFA emitiu um comunicado a esclarecer que não há data limite para a conclusão das competições da época 2019/20 (depois de uma entrevista dada por Alejksander Ceferin (Presidente da UEFA) à ZDF e que gerou alguma confusão, ao que a imprensa passou a divulgar que as competições teriam de estar terminadas até 3 de Agosto) e que houve uma interpretação errada de declarações suas à televisão alemã.
"O presidente foi muito claro em que não podia dar datas específicas para o final da época", indicou o organismo responsável pelo futebol europeu, "a indicação de julho e agosto foi assumida como se Ceferín tivesse fixado 3 de Agosto como data limite: isso não é verdade", afirmou a UEFA.
Todos os campeonatos estão parados devido à crise sanitária vivida, devido à pandemia, e sem certezas quanto à sua evolução, o retorno das competições está comprometido:
" Estamos a analisar todas as opções para terminar os campeonatos domésticos e as competições europeias. A prioridade é preservar a saúde pública."
A organização admite ainda a realização de partidas em Agosto:
"Atualmente está encima da mesa a realização de jogos em julho e agosto, se for necessário. Tudo vai depender das datas em que as autoridades da saúde autorizarem o regresso do futebol nos diferentes países", concluiu.
Comentários
Enviar um comentário
Deixe-nos uma mensagem!