Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

#Receita: Cheesecake de Limão, Chocolate Branco e Morango

Para celebrar a época de morangos, trazemos um delicioso cheesecake que combina os sabores ainda do limão e do chocolate. A receita é da Patrícia Nascimento do blogue "Coco e Baunilha" que lançou o livro de receitas "Baunilha - Bolos ao Sabor das Estações".

O Salão Em Casa: Como Cuidar Dos Cabelos Em Casa e Mantê-los Saudáveis

Autor foto de capa: Jess Foami


Em casa de quarentena, e sabe-se lá mais quanto tempo - e com os salões fechados-
 uma coisa é certa: os nossos cabelos não vão querer saber disso. Para quem tem cabelos pintados, a coloração dura entre 4 a 6 semanas e os cabelos vão perdendo a cor e o brilho. E se então, tiver cabelos brancos, é certo que vão começar a notar-se a raiz do cabelo devido ao seu crescimento...E uma pergunta que fazemos imediatamente: O que é que vamos fazer??
Mesmo que não tenhamos que ficar em casa por muito mais tempo, a abertura dos salões de beleza poderão demorar mais que aquilo que imaginamos e muitas pessoas já começaram a pensar tratar dos seus cabelos em casa.

E já que estamos por casa, pode ser uma boa oportunidade para fazer uma pausa nas colorações e apenas cuidar e mimar mais dos seus fios, como hidratá-los, manter a cor com produtos para esse fim, e usar menos o secador e afins, deixando.o secar naturalmente.
Existe no mercado, alguns produtos que vão ajudar o cabelo a manter por mais tempo a coloração, dar brilho ou aqueles que retocam a cor e cabelos brancos. Para além dos champôs e condicionadores para cabelos pintados, você pode aplicar uma máscara uma vez por semana, durante 15 a 20 minutos, pois isso vai ajudar a manter o cabelo saudável, hidratado e com mais brilho. Por experiência nós gostamos muitos dos que têm coco na sua fórmula, mas existe outros. Se tiver pontas espigadas, pode comprar e aplicar um óleo capilar para tratá-las. 

Mas se optar, mesmo assim por retocar os cabelos com fios brancos ou grisalhos pode usar spray de coloração temporária, que nos ajudam a escondê-los mas não deve abusar deles.

No entanto, se você já costuma fazer a sua própria coloração de cabelo em casa, há uma série de regras e atenções que deve fazer, e que mostramos mais abaixo. Se você é das que tem cabelos loiros, ruivos ou acobreados então, definitivamente você não deve fazer a coloração em casa. Segundo o Espaço Q em Madrid, num artigo da Vogue Espanha " a coloração que fazemos no salão é formulada, as cores geralmente são especiais para cada cliente com produtos específicos para uso no salão e dificilmente vamos encontrá-lo num supermercado ou área grande, especialmente quando falamos de loiro ou cobre" Eles explicaram. Portanto não é apenas uma questão que depende da experiência e do conhecimento - ou a falta deles - do usuário, mas não importa quão bem executamos a cor, o resultado não será o mesmo: "no caso da loira, se aplicá-lo em casa, ele pode mudar para tons de laranja e, no caso de cobre ou castanha, pode ser que a cor nos dê tons mais avermelhados", comentam os especialistas.
E pela nossa experiência, nós que fazemos a coloração no salão, sabemos que o cabeleireiro faz uma mistura de entre 2 a 3 tons para achar a cor que pretendemos aplicar nos nossos cabelos.



PARA QUEM JÁ FEZ COLORAÇÃO EM CASA 
Mas você, que já fez a sua coloração em casa, e que agora está a pensar fazer de novo (enquanto os salões não abrem) Tenha atenção ao tipo de tinta que o seu cabelo vai ncessita e siga todas as regras abaixo, para uma coloração perfeita. 


1. LEIA AS REGRAS DE UTILIZAÇÃO NA EMBALAGEM
Os folhetos foram feitos para nos ensinarem a fazer tudo corretamente. E nem todas as colorações caseiras se aplicam da mesma forma. Esqueça a ideia de abrir, misturar, aplicar no cabelo, esperar e tirar. As tintas em espuma não se aplicam da mesma forma que as mousse, por exemplo. A grande parte dos erros acontece porque alguém ignorou as instruções


2. ESCOLHA UMA TINTA ADEQUADA ÀS NECESSIDADES DO SEU CABELO
Há vários tipos de tintas, feitas a pensar nas várias necessidades dos fios. É para fazer uma coloração total? Apenas para cobrir os brancos? Ou para dar brilho? Tem o cabelo muito danificado? Há soluções para estas e outras mais. É uma questão de procurar o tipo exato de tinta que quer. Em cabelos danificados procure as tintas que não agridem (sem amoníaco), se é a primeira vez que o seu cabelo vai ter uma coloração, use uma tinta que proporcione resultados naturais, se o que procura é dar brilho, faça uma coloração de tom sobre tom ou se apenas pretende cobrir os brancos pode usar um corretor de raízes por exemplo. O resultado só vai ser natural e sem falhas se usar uma tinta adequada.


3. FAÇA UM TESTE DE ALERGIA
Não vale saltar este passo, que praticamente todas fazem. Porque os componentes das tintas e das marcas mudam de umas para as outras e poderão causar reações. Por isso, faça sempre um pequeno teste, aplicando atrás da orelha ou na parte interna do braço, e espere 48 horas para ver se surge alguma irritação.




4. COMPRE A QUANTIDADE DE TINTA CONSOANTE O COMPRIMENTO DO CABELO
 Para que consiga cobrir todos os fios de cabelo e assim, uma coloração eficaz que não permita que fique com falhas de tinta no cabelo, compre até duas embalagens se for preciso: se tem cabelos curtos (até aos ombros), uma caixa de tinta basta. Para fios médios, longos ou cabelos muito volumosos, vai precisar de duas embalagens (quase de certeza). Em última análise, mais vale ter sempre duas caixas.


5. PINTAR COM O CABELO SUJO
Ou seja, não aplicar a tinta no dia que lavou a cabeça. Deve fazê-lo com ele sujo (ou seja, aquela sujidade natural de 24 ou 48 horas sem o lavar), porque na verdade é assim que deve ser feito: um cabelo sujo tem mais oleosidade e isto funciona como uma espécie de hidratação natural que vai proteger o couro cabeludo da coloração. 


6.PROTEJA AS ZONAS EM VOLTA
Para não ficar com aquelas mancha de tinta, no fim do cabelo pintado, passe vaselina ou creme na zona da testa, orelhas e pescoço.


7. FAÇA UMA COLORAÇÃO QUE NEM UM PROFISSIONAL
Não é apenas despejar a tinta no cabelo e espalhar com as mãos. Divida o cabelo em partes e pinte mecha a mecha de forma a que fique tudo uniforme. Use as luvas que vem na embalagem, um pincel de cerdas curtas e um pente. Se tem fios brancos na nuca, comece aqui-  pois essa zona precisa de mais tempo de atuação - e depois nas laterais e, por fim, no topo da cabeça. A seguir aplique na raíz de todo o cabelo e deve reforçar na zona onde tem fios brancos, no fim de tudo.
Quando for retirar o produto do cabelo, passe antes um pouco de água fria para massajar um pouco, isso vai dar mais brilho à coloração final. Depos, lave com água morna até que saia totalmente a cor. A maioria dos embalagens de coloração já vem com champô e/ou condicionador próprios que contém ingredientes para fixar a cor e fazer tratamento pós-coloração. Use-os.


8. RESPEITE O TEMPO INDICADO NA EMBALAGEM. 
Não é porque deixa a tinta mais uns minutos que a cor fica mais intensa. Respeitar o tempo indicado na embalagem é obrigatório, para evitar que a cor  possa "fugir" da pretendida, manchas ou danificar os fios. 





VÍDEOS COM TÉCNICAS DE PROFISSIONAL
Para ajudar na tarefa, trazemos um vídeo do youtube, de uma cabeleireira que exemplifica como fazer uma coloração perfeita em casa. Acredite, é a mais próxima a que nos fazem no salão! Confira nos vídeos abaixo.

Mas não esqueça, o mais importante é manter o cabelo saudável, portanto se puder fazer a tal pausa nas colorações, mas cuidar e mimá-lo com um bom hidratante, uma máscara, deixar secar ao natural...Porque agora que estamos por casa, é uma boa oportunidade.
Para si, sendo importante manter a imagem impecável, por causa do seu trabalho, videoconferências...Bem, pode optar em primeiro plano pelos produtos de retoque temporário da cor, adicionando todos os outros cuidados, claro.


PARTE 1
O tipo de coloração que a profissional faz abaixo- o de passar tinta apenas nas raízes -  é apenas para cobrir estas, os cabelos brancos e dar brilho - o chamado Tom sobre tom. Para fazer uma coloração total, ou mudar a cor do cabelo, deve passar nas raízes e depois no cabelo todo (da raíz à ponta dos fios) -Para ver essa técnica pode ver o vídeo 3 .



PARTE 2



VÍDEO 3
Embora este vídeo mostre uma técnica mais simples (apenas com as mãos) o importante é que mostra, que para uma coloração total, mudar de cor, você precisa cobrir todo o cabelo e mecha a mecha- Da raíz à ponta do cabelo. 

























Comentários

Mensagens populares