O mundo mudou, devido à pandemia que enfrentamos. E todos estamos isolados em casa para combater a sua propagação. Em Portugal, como em muitos países, vivemos uma situação de estado de emergência. E enfrentamos mudanças e por isso estamos mais atentos às notícias, que no meio de uma crise, também existem momentos bons e bonitos a reter e que nos dão alento e principalmente ESPERANÇA!
E são essas, que todas as semanas vamos deixar aqui para todos!
Nota: Cuidem-se!
COMEÇARAM AS AULAS ONLINE EM CASA.
Os alunos até ao 10º ano começaram a ter aulas online em casa, que se iniciaram no dia 20 de Abril. Sendo que para os alunos até ao 9º ano, as aulas são dadas através da RTP Memória - a chamada Telescola, que já existira anos atrás - e estes alunos contam com um horário próprio, com as disciplinas organizadas pelos cinco dias da semana - os alunos até ao 7º ano tem aulas de manhã e os outros restantes alunos à tarde.
De uma hora para a outra, alunos, professores e pais tiveram de se adaptar ao novo método e parece que tem corrido bem, com o esforço de todos. Os parabéns a todos!
GOVERNO PROMETE COMPUTADOR E REDE DE ACESSO À INTERNET PARA TODOS,, já no próximo ano. Mas agora há outra novidade. Leia abaixo:
GOVERNO ESTÁ A "TRABALHAR" PARA CRIAR TARIFA SOCIAL PARA INTERNET
Mas claro, que não tem sido fácil, quando muitos professores - a dar aulas online - se confrontaram com a realidade de que existem muitas famílias que não possuem um computador ou um tablet e rede de acesso à internet. E por esse motivo, António Costa já anunciou assegurar, que no próximo ano letivo, todos os alunos, até ao secundário, vão ter computador e acesso a rede de internet.
O governo, ciente de que o acesso a redes de internet não chega a uma faixa da população (por carências económicas), por essa razão, está a trabalhar para criar a tarifa social (um preço mais baixo para faixas da população mais vulnerável economicamente) para este serviço, que diz ser "básico e essencial nos dias de hoje".
Para a concretização desta medida, que passa por assegurar a nível nacional, que este tipo de serviço chegue a casa de todos, o governo já se encontra em conversações com os operadores e com o regulador para criar essa tarifa social, disse à Lusa, o secretário de Estado para a Transição Digital. Esta medida faz parte do
Plano de Ação Para a Transição Digital .- onde são apresentadas 12 medidas, entre as quais está o programa de digitalização para as escolas e a tarifa social para serviços de internet.
AUTARQUIAS ESTÃO A DISPONIBILIZAR EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS A ALUNOS SEM COMPUTADOR PARA AS AULAS ONLINE
Algumas dificuldades passam por muitos alunos não terem computador e acesso a redes de internet, daí, que , neste momentos muitas das autarquias estão disponibilizando computadores e tablets para aceder às aulas online e às exigências que estas requerem.
Assim por todo o país, as várias autarquias estão colmatando esta necessidade, com a ajuda dos agrupamentos escolares que identificam as crianças e famílias com esta necessidade.
Embora os professores possam saber quais os alunos, sempre deve ligar ao professor ou diretor de turma e falar sobre a questão.
MÁSCARAS DE PANO VÃO ESTAR À VENDA EM FARMÁCIAS E SUPERMERCADOS COM PREÇOS BAIXOS
Depois do Governo ter anunciado que 200 empresas nacionais estavam a fabricar máscaras, e que passariam a estar à venda apenas com uma margem de lucro de 15 % em farmácias e parafarmácias, eis que agora também estão a chegar máscaras aos supermercados igualmente a baixo custo.
Não sabemos que tipo de máscaras, mas LEMBRAMOS QUE: as descartáveis apenas se podem usar uma vez. Enquanto que as de pano podem ser usadas várias vezes, tendo em atenção que as deve lavar em àgua e lexívia após os seu uso (deixe-a mergulhada na mistura alguns minutos e depois lave bem). Estas têm de ter um compartimento para colocar o filtro - que pode ser filtro de café, TNT (pode encontrar na Well's, foi onde compramos) e folhas de rolo de papel reutilizável Duramax (ou similar, mas deve ter na sua composição Polipropileno + celulose) que é o que permite que esteja protegido em espaços públicos.
Também lembramos, que a máscara é um complemento, às regras anunciadas pela Direção Geral de Saúde que deve cumprir - como lavar bem as mãos com água e sabão por 30 segundos.
FOI CRIADA UMA LINHA DE APOIO AOS IDOSOS - SOSolidão
Para os mais velhos em situação de maior vulnerabilidade, em situação de maior isolamento - fechados nas suas casas, sem poder fazer ou receber visitas familiares, sem poder falar com alguém amigo ou um vizinho, e outros sem qualquer suporte familiar ou institucional - expostos a situações de grande stress provocado pelo isolamento social agravado, pela solidão causado pela crise da pandemia, foi criada uma linha telefónica gratuita para apoio a pessoas idosas
LINHA DE APOIO À PESSOA IDOSA- 800 91 29 90
Das 9h às 17h
A linha de apoio é da Fundação Bissaya Barreto e está disponível das 9h às 17 horas.
Fátima Mota, assessora da área social da Fundação, em entrevista ao "Jornal de Coimbra" realçou que "as pessoas e, particularmente as mais idosas, permanecem nas suas casas, no entanto muitas vezes sem contato com vizinhos, familiares ou amigos" sendo por isso importante a existência desta linha que presta apoio psicológico no combate à solidão."
Através da linha promove-se a partilha e a companhia no isolamento, previne-se situações de risco, desenvolve-se estratégias para gestão da angústia e tristeza no idoso, contribuindo para o restabelecimento do equilíbrio emocional deste, a autoconfiança e intervém junto da rede de proximidade, sinalizando situações de carência que encaminha para instituições e serviços que estão a trabalhar no terreno. Também se realiza contatos com familiares, amigos, vizinhos ou alguém da comunidade próxima, que possa fazer a diferença e minimizar o sentimento de solidão.
O atendimento telefónico é realizado por um profissional na área da Psicologia com o apoio de uma equipa de acompanhamento e supervisão.
ESCOLA EM CASA: ORDEM DOS PSICOLÓGICOS CRIA GUIA PARA OS PAIS
As mudanças repentinas na rotina habitual das famílias, causada pela pandemia, obrigou a que pais e filhos tivessem que fazer uma adaptação rápida a meio de tantas outras, para darem continuidade ao estudo em casa, pois milhares de crianças e adolescentes passaram a ter a escola em casa. Sendo, que na nova rotina, os pais precisam de dar apoio e acompanhar os filhos para garantir que continuam a aprender.
Com este "trabalho" organizacional nada fácil de gerir no todo, e com a rapidez exigida - sem esquecer que muitos pais estão em teletrabalho - e de notar também a importância da parte emocional, o cansaço e os tempos que são exigentes, de estarem a ser bem geridos.
Um guia de apoio e ajuda para que pais consigam contornar estes tempos difíceis com sucesso!
GOVERNO ANUNCIA HOJE A POSSÍVEL ABERTURA PROGRESSIVA DE ATIVIDADES ECONÓMICAS
O conselho de Ministros anuncia hoje, dia 30 quais os setores comerciais que retomam a atividade e as normas de segurança em 4 e 18 de Maio e 1 de Junho. Ou seja, o governo vai anunciar o calendário de libertação das normas de confinamento e abrir progressivamente as diversas atividades económicas. Que terão restrições de lotação e obrigatoriedade de equipamentos e dispositivos de proteção. O Governo pretende fazer a abertura faseadamente, para dar um passo certo e seguro.
Mas não será cedo demais para isso??? Perguntamos nós.
ANTÓNIO GUTERRES APELA PARA QUE AS CRIANÇAS SEJAM PROTEGIDAS DAS CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA
O secretário- geral da ONU apelou às famílias e aos dirigentes "a todos os níveis" para que protejam as crianças que, apesar de não serem as principais vítimas da pandemia (de covid-19), poderão sofrer significativamente com as consequências.
Num estudo sobre o impacto da pandemia nos jovens, os motivos de preocupação são
- A fome - com o encerramento das escolas, as crianças poderão sofrer ainda mais com a fome, uma vez que cerca de 310 milhões de estudantes dependem dos estabelecimentos de ensino para se alimentarem ao minimo no dia-a-dia, afirmou António Guterres, que lembrou que 188 dos 193 Estados-membros da ONU impuseram o encerramneto das escolas, o que tem afetado cerca de 1 500 milhoes de jovens;
- Tensões Familiares - o confinamento e a recessão mundial "alimentam as tensões nas famílias" e as crianças "são, por sua vez, vitimas e testemunhas de violencia domestica e de abusos;
- Saúde - As crianças poderão sofrer no domínio da saúde: para combater a propagação (do vírus), as campanhas de vacinação (pólio e sarampo) foram suspensas em pelo menos 23 países, sendo que estimou-se que 117 milhoes de crianças poderão ficar privadas destas vacinas devido à interrupção da vacinação. (Confira o Boletim de Vacinas e ligue para o seu Centro de Saúde para aconselhamento ou marcação).
ANIMAIS INVADEM AS RUAS DAS CIDADES VAZIAS DE PESSOAS
Com o isolamento das pessoas dentro das suas casas, deixando cidades, ruas e locais vazios, os animais de todos os tipos estão passeando por calçadas e estradas, invadindo jardins particulares, e até visitando o ...McDonald's!
"Demorou apenas alguns dias para os coelhos se atreverem a atravessar estradas antes movimentadas em Christcurch, Nova Zelãndia, e menos de uma semana para uma puma descer da Cordilheira dos Andes até Santiago, uma das capitais mais movimentadas da América do Sul. Em Barcelona, javalism uma visão familiar para os cidadãos da periferia da cidade, chegaram à Avenida Diagonal, uma via de oito pistas", assim descreve o site "Bloomberg o que vem acontecendo ao redor do mundo com as cidades vazias de pessoas, devido ao isolamento social.
Um grupo de cabras "atreveu-se" a passear pelas ruas de uma cidade e fazer uma visita ao McDonald's do local para simplesmente comer da relva ao redor do estabelecimento! No artigo da
BloomBerg você ainda pode visualizar vacas que foram fotografadas a passear nas margens de uma praia em França, na Corsega!
Os animais saíram das suas "tocas" e passeiam livremente, os níveis de poluição baixaram, a qualidade do ar melhorou, a flora e a fauna , ainda que nos possamos ter esquecido deles a meio de uma pandemia, continuou a sua "vidinha" que segundo os especialistas, têm neste tipo de oportunidade (a ausência de presença humana) a chance de se ir restaurando...
CRIANÇAS ESCREVEM PARA MAIS IDOSOS NA INICIATIVA " CORREIO PARA AVÓS" EM ITÁLIA
O projeto visa colocar crianças e adolescentes a escrever e ligar para os mais velhos, atenuando a solidão e angústia sentida por estes, em tempos de confinamento, e ao mesmo tempo será uma forma de cuidar destas pessoas mais idosas, que muitas das vezes, vivem sozinhas.
De modo a combater a solidão destes idosos, o "Correio para Avós" (em italiano "Posta Per Nonni") consiste em que as crianças escrevam cartas aos mais idosos, dirigindo-lhes palavras de incentivo e força. Foi também feita um "inquérito" junto destas pessoas mais idosas, sobre os temas que elas pessoas gostam mais de conversa, para que essa informação seja dada às crianças e adoslescentes com o objetivo de estas lhes ligarem, através de contato telefónico e conversarem com elas, durante alguns minutos, tendo como base os seus assuntos preferidos.
"Cozinha e natureza são os temas escolhidos. Criamos este sistema para ajudar a criança a estruturar a conversa. Porém, estamos a perceber que, depois dos primeiros minutos, elas seguem a conversa sozinhas, e as conversas tornam-se diálogos sobre memórias e experiências. Transformou-se num relacionamento e é isso que os idosos mais precisam agora", conta Sivia Cochi, coordenadora das ações educativas da diocese de Bolonha, no norte do país,
citada pelo jornal Folha de São Paulo (veja aquio estilo de cartinha das crianças para os idosos).
Comentários
Enviar um comentário
Deixe-nos uma mensagem!