Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

12 Receitas de Melhores Tartes - Deliciosas e Fáceis de Fazer!

Uma seleção de deliciosas Tartes para tornar os seus dias ainda mais doces 😍🤤  Para adoçar os seus dias, trazemos uma seleção de melhores tartes com uma infinidade de sabores deliciosos e tentadores. Desde a tarte de fruta, a de frutos secos, frutos vermelhos e as de chocolate, os dias vão tornar-se ainda mais doces. Pode contar com as receitas tradicionais, as requintadas e vegan..

Como Fazer Uma Máscara Caseira Segundo Os Especialistas de Saúde


São cada vez mais os países que recomendam o uso de máscara a toda a população. Sendo inclusive, em alguns países o seu uso ser mesmo obrigatório. Naturalmente, que a meio duma pandemia, todos queiramos estar seguros nas deslocações à rua, seja nos transportes públicos, na ida ao supermercado ou à farmácia, quando principalmente vemos o número de casos a crescer.
Ainda que munidos com o álcool gel, lavar as mãos com frequência e cumprindo todas as regras, parece que usar uma máscara pode ser mesmo o último item a adotar aos nossos costumes.
E, claro, a pergunta que mais nos temos feito, é como conseguir uma máscara? É que tal como o álcool nos supermercados, pode ser difícil de conseguir.

Então, a solução parece mesmo passar por fazer a nossa própria máscara em casa. Se antes tínhamos dúvidas (normal) com a poderíamos fazer e com que materiais - para nos dar a máxima proteção -  agora os especialistas, estão fornecendo as informações e dicas que precisamos, e que nos possibilita ter a certeza que ao fazê-la em casa nos dará a proteção pretendida.

Assim, as recomendações dos especialistas passam por aconselhar o uso de tecidos em algodão, para fazer a nossa máscara, aconselhando também, a fazê-la com duas camadas do tecido. O mais indicado é o das nossas t'shirts de algodão, das fronhas de algodão e ainda tricotine e TNT.





Isso mesmo. Você pode utilizar uma t'shirt ou uma fronha de algodão para fabricar a sua máscara. Segundo um artigo da HuffPost a empresa Smart Air Filters descobriu que as t'hirts de algodão e fronhas de algodão são os melhores materiais para fazer máscaras de proteção caseiras, com base na sua capacidade de proteção contra partículas e mesmo assim permanecerem respiráveis, e que em desempenho são comparáveis ás máscaras cirúrgica.

O artigo também menciona, que algumas pessoas estão a optar por adicionar um filtro dentro das suas máscaras (entre as duas camadas de tecido), como uma camada protetora extra, de modo a que estas se aproximem (em eficiência) às máscaras profissionais. Os filtros que mais estão a ser utilizados são os filtros de saco à vácuo Hepa e filtros do café ( são os que mais têm ganho popularidade no Pinterest e no Instagram). Mas há mais e outras atenções a ter:

Uma pesquisa feita por 60 professores e pesquisadores do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Brasil, sobre o uso de máscaras caseiras, chegou à conclusão que o uso das máscaras pode ajudar a combater a propagação da pandemia, e sobretudo que - segundo as opiniões científicas recentemente divulgadas, pelo diretor geral do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China, George Gao (nas quais este grupo levou em consideração para o seu estudo) - que o que está levando a tanta propagação da infecção está no fato de a população não estar a usar máscaras faciais: "Sendo que o vírus se propaga por gotículas é muito importante que se usem máscaras para respirar e falar. Muita gente é assintomática ou pré-sintomática, porém contagiosa; usando máscaras essas pessoas evitariam contagiar outras", afirmou o cientista quando questionado sobre qual o maior erro que ele estava percebendo na Europa e nos Estados Unidos.


"O uso de máscaras é uma medida adicional e nunca substitutiva às medidas de proteção já anunciadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde que incluem a higiene exaustiva das mãos, o distanciamento social e o isolamento de casos positivos", alerta o documento.



     " Sendo que o cientista apresentou que as principais lições aprendidas durante a pandemia de Covid-19 na China, foram a importãncia:

  • do distanciamento social  dos indivíduos;
  • das estratégias não-farmacêuticas de controle de infeções (dentre elas a higiene de mãos intensa e repetitiva);
  • do isolamento e quarentena de todos os casos positivos;
  • da proibição de encontros públicos; 
  • da restrição da movimentação da população." - pode ler-se neste artigo sobre o estudo da UFSC.
Estes professores e pesquisadores, também nos indicam no seu estudo, que os melhores materiais para fazer uma máscara em casa são "o Tecido não elástico, tipo tricoline ou malha de t'shirt fina de algodão (com um mínimo de 65% de algodão na sua composição), fazendo uma camada tripla e adicionar um elemento filtrante absorvente de polipropileno + celulose, comumente vendido como rolos de papel de cozinha reutilizável (como por exemplo, da marca Scott Duramax ou similar - veja a composição, não qualquer papel-toalha de cozinha". 

Alertam que a máscara deste material é lavável e reutilizável mas que o filtro precisa ser trocado após quatro usos ( quatro desinfeções da máscara). E também outro material sugerido é o TNT, confira tudo neste artigo, que ainda dá as medidas certas de tecido e elásticos para fazer a sua máscara, e onde pudemos encontrar o vídeo abaixo com o passo-a-passo de como a costurar em casa, como recomendações de uso correto da máscara caseira que você DEVE TER EM ATENÇÃO. 


Também o Brasil, está desde o começo do mês, que o Ministério da Saúde deste país, a incentivar a população a fazer a sua própria máscara de proteção em casa, aconselhando também o tecido de algodão para o efeito, e dando todas as indicações de confeção e uso correto, através de um Manual para fazer máscara caseira disponível para todos.
 
          "Além de eficiente, é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor", diz o manual divulgado pelo Ministério da Saúde.


Este organismo também alerta para o fato de as máscaras terem a obrigatoriedade de serem individuais - cada um tem as suas próprias máscaras:

"Pode lavar com sabão ou com água sanitária (lexívia), deixando de molho por cerca de 20 minutos. E nunca compartilhar, porque o uso é individual. Máscaras de pano para uso comunitário funcionam muito bem e não são caras de fazer", alertou Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde do Brasil.

Veja todas todas as dicas do Ministério de Saúde do Brasil para o uso de máscara de proteção feita de pano.

Deixamos mais um alerta: Use tecidos 100% de algodão. Evite usar aqueles que têm uma mistura de algodão e outras fibras não naturais na sua composição, como o polyester e outros fios. Estes têm partículas de plástico e de vidro que ao serem inalados podem causar doenças respiratórias, como alergias, rinites etc..E claro, também os filtros devem ficar escondidos, entre as camadas de tecido de algodão, pelo mesmo motivo.



Trouxemos, algumas ajuda!
MOLDES DE MÁSCARAS CASEIRAS
Se você quiser fazer uma máscara com um design mais aproximado ao rosto (sem as pregas) tem esta sugestão, onde pode baixar os moldes para o computador AQUI.

                           NO PINTEREST encontra muitas outras sugestões, que pode consultar. 
                                                     também com filtro Boas costuras!
                                                                        























Comentários

Mensagens populares