O Executivo assinou despacho com o objetivo de garantir os serviços prioritários em tempo de estado de emergência.
O Governo assinou este domingo três despachos, que entraram em vigor hoje - segunda-feira dia 23 de Março - para garantir "serviços essenciais ao país" como abastecimento de água, fornecimento de energia, eletricidade, gás e combustíveis, recolha do lixo e funcionamento dos transportes.
"O obetivo é assegurar a continuidade e a ininterruptibilidade da prestação dos serviços públicos de abastecimento de água para consumo humano, de saneamento de águas residuais urbanas, de gestão de resíduos urbanos, de fornecimento de energia (eletricidade e gás natural), de disponibilização de combustíveis do transporte publico de passageiros", lê-se num dos despachos.
O Governo chamou a atenção, para que todos os setores mencionados, "as entidades e empresas gestoras dos sistemas, devem definir as equipas necessárias para garantir as atividades que se descrevem".
Agradecendo sinceramente, a todos os funcionários que trabalham para garantir o bom funcionamento dos serviços essenciais no nosso país, o ministro do Ambiente e Ação Climática sublinha que "o país não pode parar e não irá parar". E pede a todos "toda a cautela, que cumpram as regras de higiene e proteção que são públicas, mas que continuem, pois mais do que nunca, o país e os portugueses dependem do vosso trabalho", disse.
EXTRA
Se tem dúvidas como contatar as empresas - de eletricidade e Águas - saiba que o pode fazer via telefone (no site ou por email). A EDP tem os funcionários em casa a fazer teletrabalho, assim como a empresa de águas. Pode ler
aqui (Águas de Portugal) e
aqui (EDP)
Quanto aos transportes, a lotação vai ser reduzida a um terço de modo a garantir a distãncia de segurança entre passageiros. A paragem continua a ser "em todas as paragens, estações e terminais".
Quanto aos horários, parece que em algumas cidades foram reduzidos, pelo que deve.se informar. De qualquer forma, a obrigação é de ficar em casa em Estado de Emergência, só podendo sair à rua para compra de bens essenciais, farmácia, supermercado ou abastecimento de combustível.
Pode consultar este e outros assuntos importantes,
no site que o governo criou sobre as Medidas Excecionais para este tempo de quarentena e Estado de Emergência.
Comentários
Enviar um comentário
Deixe-nos uma mensagem!