Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

#Receita: Cheesecake de Limão, Chocolate Branco e Morango

Para celebrar a época de morangos, trazemos um delicioso cheesecake que combina os sabores ainda do limão e do chocolate. A receita é da Patrícia Nascimento do blogue "Coco e Baunilha" que lançou o livro de receitas "Baunilha - Bolos ao Sabor das Estações".

Príncipe Harry e Meghan - Rainha apoia decisão, Meghan planeava "fuga" à meses e Harry inconsolável por ter de escolher entre Meghan e a avó...


Manchetes e debates, enchem páginas de jornais e sites na internet, com desenvolvimentos e especulações à mistura, à procura das razões desta súbita decisão de Meghan e Harry...

O comunicado dos Duques de Sussex - sobre o seu afastamento da família real britânica, dos deveres reais e o quererem ser independentes a nível financeiro - caiu que nem uma (pequena) bomba. A rainha foi apanhada de surpresa, tal como a restante família real, para não falar da imprensa, dos fãs e público em geral.
Esta segunda-feira (13), D. Isabel II convocou o Príncipe Harry para uma reunião, a fim de discutirem o seu futuro e de Meghan. Reunião que se realizou na propriedade privada da rainha, Sandringham House (um refúgio onde a monarca gosta de passar o Natal e o Ano Novo).  A eles juntaram-se os príncipes Carlos e William, e estava previsto que Meghan (que no momento está no Canadá) participasse da reunião através de videoconferência. O que parece não ter acontecido, por haver receio de espionagem.

Após mais de três horas a debater o assunto, a rainha fez um comunicado no Twitter, na página oficial do Palácio de Buckingham, página que a representa, onde anunciou que respeita a decisão dos Sussex "em criarem uma nova vida enquanto jovem família":

   " Hoje, a minha família discutiu de forma bastante construtiva o futuro do meu neto e da sua família. A minha família e eu apoiamos inteiramente o desejo de Harry e Meghan de criarem uma nova vida enquanto jovem família. Embora preferíssemos que se mantivessem a trabalhar a tempo inteiro como membros da família real, respeitamos e entendemos a sua vontade de levar uma vida mais independente. Harry e Megõeshan deixaram bem claro que não querem estar dependentes de fundos públicos nas suas novas vidas. Foi acordado que haverá um periodo de transição, durante o qual os Sussex vão passar tempo no Canadá e no Reino Unido. A minha família tem questões complexas para resolver e há mais trabalho para fazer,mas pedi que as decisões finais fossem tomadas nos próximos dias."


O comunicado:



AS QUESTÕES QUE SE LEVANTAM 
A saída de Harry da família real britânica - e depois do comunicado de Isabel II - fez com que se levantasse questões sobre títulos, segurança, sustentabilidade financeira e ainda, sobre a índole dos próprios intervenientes:

Os títulos: Ainda que manifestem vontade de se afastar da família real, os duques de Sussex não parecem querer abdicar dos títulos de duque e duquesa de Sussex, segundo o jornal The Guardian. 

A residência do casal e do bebé Archie é outro assunto "em cima da mesa". Se Meghan quiser pedir cidadania britânica, não poderá passar mais de 90 dias fora do país. Mas se optar por estar mais tempo no continente norte-americano, o que acontecerá à atual casa dos duques, a Frogmore Cottage? (a casa foi remodelada no ano passado, custou 2,7 milhões de euros, sendo a despesa suportada pelos contribuintes)

A independência financeira dos duques também tem sido bastante discutido. Os Sussex não querem mais ser abrangidos pelo Fundo de Soberania (subvenção público com dinheiro dos contribuintes britânicos), porém o casal não poderá obter rendimentos a partir de atividades comerciais. E terão de pensar muito bem nas actividades remunerarias que irão fazer ou aceitar, em caso contrário podem ser acusados de ganhar dinheiro à conta do prestígio real, dá conta a imprensa internacional.

A Segurança dos Sussex no estado norte-americano, é outro dos pontos mais abordados, desde que o #Megxit veio a público e é bem complexo: Harry e Meghan vão continuar a precisar de segurança a tempo inteiro, mas isso aumentaria bastante a despesa para a casa real britânica. Sugeriu-se que fosse o Canadá (para onde os duques provavelmente vão viver) que cobrisse os custos, porém o estado canadiano já veio dizer que não tem essa intenção.

São estes, entre outros, os temas complexos (aqueles que a rainha falou no comunicado), e que terão de decidir nos próximos dias.


AS ESPECULAÇÕES 
(Só mostra o quanto o pessoal foi apanhado de surpresa e anda confuso com os acontecimentos inesperados, tentando reajustar as ideias à nova situação ...)
 Na internet e na imprensa vão especulando-se sobre as razões que terão levado Harry a decidir afastar-se da família: há quem diga que Harry tenha receio que aconteça a Meghan o mesmo que a sua mãe, perseguida sempre pela imprensa, outros dizem que pode ser o receio pela saúde de Meghan (parece que o estado de saúde se debilitou devido ao stress e pressão), outros empurram a responsabilidade desta "fuga" para Meghan, que (dizem) a terá começado a planear à meses, ou que os conflitos com os duques de Cambridge não ajudaram, há também uma possível rivalidade entre Meghan e Kate Middletton ou ainda, que Meghan não se adaptou às regras reais ou que o casal se sentia posto de parte pela família real, como confidenciou o amigo (e jornalista) Tom Bradby.
. Especulações ou não, não sabemos...
Mas uma coisa é certa, acreditamos que não estará a ser fácil para Harry (nada mesmo): uma fonte próxima terá dito que o príncipe está inconsolável e triste, por ter que escolher entre Meghan e a Rainha (a avó)...


O assunto é complexo e ainda está no início (sabendo-se lá quando terá um desfecho à vista), por isso D. Isabel II percebeu a necessidade de se tomar logo decisões e para os próximos dias. 
















Comentários

Mensagens populares