Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

#Receita: Cheesecake de Limão, Chocolate Branco e Morango

Para celebrar a época de morangos, trazemos um delicioso cheesecake que combina os sabores ainda do limão e do chocolate. A receita é da Patrícia Nascimento do blogue "Coco e Baunilha" que lançou o livro de receitas "Baunilha - Bolos ao Sabor das Estações".

As Zonas Azuis no Nosso Planeta, E Os Seus Segredos Para Se Viver Até aos 100 Anos

No nosso Planeta existem cinco zonas onde os habitantes vivem mais tempo, mais saudáveis e mais felizes!
O segredo está no tipo de dieta, no exercício físico, na ocupação do tempo, no convívio e como se relaciona com os outros e em comunidade.
Os habitantes destas zonas têm hábitos que os tornam mais saudáveis e consigam ter a maior percentagem de longevidade do que no resto do planeta. Ora conheça as Zonas Azuis:


 AS ZONAS AZUIS

OKINAWA
 Uma pequena ilha no sul do Japão

Nesta parte do planeta a alimentação preferida são os legumes e o tofu. As refeições são ricas em peixes, soja,batata doce, algas marinhas, frutas, verduras, alimentos com alto teor de fibra e têm um baixo consumo de sal.. E eles adoctam o hábito do Hara Hachi Bu, que significa, comer até ficar apenas 80% satisfeito (ou seja, eles não comem até ficar empanturrados, isso nos deixa fatigados e sonolentos).
Eles cultivam amizades, criam laços duradouros e sinceros com os outros da comunidade e se ajudam bastante uns aos outros.
Os mais velhos da região vivem activos e satisfeitos até ao fim dos seus dias. O número de centenários por cada 100 mil habitantes é superior à média mundial. Eles chegam a ultrapassar os 110 anos de idade. A pessoa mais velha de Okinawa chegou aos 115 anos!
Os habitantes são de uma extraordinária amabilidade, riem e brincam nas encostas verdejantes rodeadas de águas cristalina, amando o contacto com a natureza.Segundo os habitantes de Okinawa, ajuda a relaxar e a repor as energias.
Eles vivem o presente intensamente: "amanhã é amanhã. Hoje é hoje!".
São optimistas e olham para a frente.
Têm o hábito de guardar um momento do dia para agradecer as bênçãos que recebem diariamente.
Eles têm hortas e jardins que cuidam,e que os mantêm activos e com actividade física diária, mesmo na velhice. E fazem caminhadas (que podem ser apenas de 15 minutos).

O IKIGAI
Em Okinawa, os seus habitante seguem algo muito importante, SEGUIR o seu IKIGAI. Que significa estar ou fazer algo que nos motiva , que dá sentido à sua vida. É encontrar sempre razões e motivos para se levantar da cama de manhã, com motivação, com feliz expectativa, para se manter alegremente ocupado, e que tenha sentido para si! É aquilo que nos impulsiona para a ação e nos enche de coragem e força!

    " Você sabe porque se levanta pela manhã? Se consegue responder a isso , então você já encontrou o seu ikigai."

E olhe que o Ikigai pode ser apenas coisas simples, como levantar-se para tomar uma deliciosa chávena de café, por exemplo! Não tem que ser coisas grandes ou metas gigantescas! Pode partir de coisas simples mas que contribuem para a sua felicidade
    " O legal do Ikigai é que você pode partir de coisas pequenas até chegar aos grandes objectivos de vida." - quem o diz é Ken Mogi, autor do livro "IKIGAI: Os cinco passos para encontrar o seu propósito de vida e ser mais feliz."

Segundo o autor é "muito importante identificar as coisas que você gosta de fazer e que te dão prazer, porque elas dão propósito à vida e levam a uma existência longa e feliz."
Passa também por aproveitar a vida e saber o que fazer com ela, ou como algo tão simples que é você sentir-se feliz apenas por estar ocupado! 
     " É a felicidade que vem de sempre ter algo para fazer, de estar ocupado", diz Francesc Miralles que junto com Héctor Garcia, escreveu "Ikigai: Os segredos dos japoneses para uma vida longa e feliz."

O SEGREDO DA LONGEVIDADE DE OKINAWA
Os segredos da longevidade de Okinawa pode estar nos aspectos mais simples como uma alimentação saudável, comer em pequenas quantidades, comer muitas frutas e verduras, tomar todos os dias umas xícaras de chá verde, fazer exercícios e ser optimista, não complicar muito a vida, descansar, usar como transporte os seus próprios pés ou a bicicleta, trabalhar no que tenha que usar um pouquinho de força física e criar vínculos próximos e sinceros com os vizinhos.
E isto parece mais que suficiente para que os habitantes de Okinawa vivam mais tempo e sem doenças.

OKINAWA



..............................................................................................................................................................
SARDENHA
Itália
Mais concretamente a região montanhosa de Barbagia, que tem elevada taxa de longevidade das pessoas que vivem aqui, desde tempos imemoriais. A actividade mais popular é a pastoril, de cabras.
Para estes habitantes a família tem um valor tremendo na vida dos habitantes, e alguns a consideram a coisa mais importante nas suas vidas - o seu propósito de vida.
O segredo da Sardenha ? O amor à família, a união, o respeito pelos mais idosos, pela sua experiência e sabedoria, o consumo de queijos de cabra, o vinho da região (chamado Canonnau, com alta concentração de flavonóides), o bom humor e as longas caminhadas para acompanhar os animais, podem ter relação com a vida longa destes habitantes.






.................................................................................................................................................................
LOMA LINDA
 Califórnia 

Loma Linda é uma cidade localizada no estado americano da Califórnia no condado de San Bernardino e tem acima dos 23 mil habitantes. E é um dos lugares com maiores concentrações de adventistas no mundo. Loma Linda é considerada uma comunidade de adventistas do Sétimo Dia, que tem um modo de vida muito particular. e uma das maiores taxas de longevidade do mundo.
Em todas as Zonas Azuis existem características em comum, mas também cada uma delas têm as suas próprias peculiaridades.
Loma Linda tem um grande número de vegetarianos na cidade devido aos adventistas e a maioria dos restaurantes fornecem diversas opções de comida vegetariana. Eles consomem nozes, a dieta é vegetariana, respeitam o Sabbath (é um dia para o descanso e adoração), a religiosidade está presente no quotidiano das pessoas. 

     "Os adventistas que consomem nozes pelo menos cinco vezes por semana têm cerca de metade do risco de doenças cardíacas e vivem cerca de dois anos a mais do que aqueles que não o fazem. Pelos menos quatro estudos importantes confirmaram que a ingestão de nozes tem um impacto na saúde e na expectativa de vida.", diz Dan Buettner no seu livro Blue Zones: Lições para viver mais, das pessoas que viveram mais tempo"

Uma vida comunitária densamente enraizada, onde a religião tem um papel especial parece contribuir significativamente para a longevidade dos habitantes. 
O Sabbath é cumprido durante 24 horas, e funciona como um santuário permitindo que eles se desliguem das coisas materiais e das coisas mundanas, fazendo caminhadas na natureza, permanecendo próximos uns aos outros e reverenciando a Deus.
A comunidade de Loma Linda tem sido objecto de estudo devido aos seus índices elevados de longevidade, em que as práticas adventistas de saúde e dieta vegetariana parecem contribuir. Na cidade há um rigoroso controle na venda de fumo, álcool e carnes.

O segredo de Loma Linda? Para além do descrito acima, a comunidade tira um tempo na sua rotina semanal para a família, Deus, amigos e natureza. Dizem que isso alivia -lhes o stress, mantém a ligação aos amigos saudável e proporciona o exercício físico consistente na sua rotina. Os adventistas reúnem-se com outros adventistas, passando tempo com estes. Eles encontram o bem-estar partilhando os valores uns dos outros e apoiando os hábitos uns dos outros. Ou seja, eles se apoiam na ideia de "se apoiar em amigos que pensem como você".
As pessoas idosas se voluntarizam para as actividades da comunidade adventista, mantendo-se assim activas, com um senso de propósito e evitam assim entrar em estados mais melancólicos.
Eles consomem pouca carne, muita fruta, verduras e grãos integrais. A carne é servida como acompanhamento e não como "a estrela" no prato! Praticam a máxima "Comer um pequeno-almoço como um rei, almoçar como um príncipe e jantar como um mendigo". Ou seja o pequeno almoço é a refeição mais importante e o jantar deve ser leve e logo ao inicio da noite. Parece promover um bom sono.
Eles têm o hábito de comer 2 a 3 porções de fruta por dia, legumes como ervilhas e feijões 3 vezes por semana e tomate 3 a 4 vezes por semana e 5 a 6 copos de água. Concluiu um estudo que isso é uma barreira protectora para certas doenças e contribui para uma ainda maior longevidade em relação ás outras pessoas que não o fazem. 



...................................................................................................................................................................
NICOYA
Uma península da Costa Rica
Tem uma forte característica, em comum com as outras Zonas Azuis,que é uma farta exposição ao sol! Outra é que a maioria delas, têm populações que vivem nelas desde tempos imemoriais, e Nicoya faz parte dessa maioria, pois a maior parte da população descende dos índios Chorotegas. E parece haver alguma conexão entre a longevidade das populações com algum padrão genético específico.
Os segredos de Nicoya? 
Dieta rica em frutas tropicais, consumo de tortilhas, uma vida activa, ás vezes com trabalho pesado, ingestão de àgua, que nesta região é bastante rica em cálcio, exposição solar, ter um "Plano de Vida" (o tal Ikigai, que já falei acima) ou seja um objectivo que os impulsiona a seguir tocando a vida para a frente. Como por exemplo pode ser preparar a refeição de domingo para toda a família, pois esta é também algo que valorizam demais nesta comunidade.



..................................................................................................................................................................
ILHA DE IKARIA
  Grécia
Ikaria pratica uma cultura isolada, rica em tradição, valores familiares e ...longevidade! Factores como geografia, cultura, tipo de dieta, estilo de vida e expectativas proporcionam a estes habitantes chegarem quase aos cem anos. 
Os ikarianos cultivam o convívio na comunidade, visitando com frequência os vizinhos. Apreciam um bom copo de vinho forte, jogos de dominó até tarde da noite, ritmo de vida descontraído que ignora os relógios. O ar limpo, a brisa quente e o terreno acidentado e montanhoso da ilha faz com que mantenham um estilo de vida activo.
Eles dão prioridade à família e aos amigos, fomentando relações sociais. Isso lhes proporciona saúde e longevidade.
O consumo de vegetais frescos, fartamente temperados com azeite de oliva, de leite de cabra, de mel, de infusões e do forte vinho tinto local fazem parte do dia-a-dia.
O peixe, os vegetais, os legumes, a fruta, batatas, azeite fazem parte da sua dieta e são os mais consumidos diariamente.
Os ikarianos dormem até tarde e ainda tiram uma sesta a seguir ao almoço.
Eles se exercitam com o trabalho das suas hortas, nas caminhadas até à casa dos vizinhos ou com a prática de jardinagem. Levam a vida sem pressa.



...................................................................................................................................................................

POWER 9 

9 HÁBITOS A ADQUIRIR JÁ!
PARA VIVER ATÉ AOS CEM ANOS

Com o estudo feito a estas populações, as Zonas Azuis, conseguiu-se chegar a denominadores comuns a todas elas. Então se você pretende chegar aos cem anos, confira os 
9 HÁBITOS:

  1. MOVA-SE NATURALMENTE - não precisa ir para uma academia ou correr uma maratona. Muitas destas populações vivem em ambientes que as empurram para o exercício sem pensar nisso. Elas cultivam hortas, arranjam os jardins, etc
  2. TENHA UM PROPÓSITO, aquilo que o faz acordar de manhã pronto para a ação. O seu Ikigai ou Plano de Vida ou seja, o seu "porque eu acordo de manhã". Fazer aquilo que tem sentido para si, vale sete anos de expectativa de vida extra.
  3. DESACELERE. BAIXE O RITMO - durma a sesta, é o que fazem os ikarianos, reze, como fazem os adventistas de Loma Linda, tire um tempo para se divertir até tarde da noite, relaxe e diminua o stress ou elimine-o de vez!
  4. A REGRA DOS 80% . Coma até estar apenas 80% satisfeito,, nada de se empanturrar. O intervalo de 20% entre não estar com fome e sentir-se cheio pode ser a diferença entre perder peso ou ganhá-lo. Para além disso, coma bem ao pequeno-almoço e faça um jantar leve, ao inicio da noite
  5. CONSUMO DE LEGUMES, FRUTA E VEGETAIS -  feijão, soja e lentilhas estão entre os alimentos comuns a todas as populações das Zonas Azuis.A carne .principalmente a de porco- é consumida em média apenas 5 vezes por mês.
  6. CONSUMO DE VINHO REGULAR E MODERADAMENTE - Pessoas em todas as Zonas Azuis bebem vinho, menos as adventista. De forma regular mas moderadamente. O truque é tomar 1 ou 2 copos por dia com amigos e/ou com comida.
  7. PERTENCER A UMA COMUNIDADE RELIGIOSA - Como os adventistas, eles oram, incluíram o Sabbath na sua rotina e reúnem-se com outros adventistas da comunidade. Diz o estudo que aumenta entre 4 a 14 anos a expectativa de vida.
  8. DAR PRIORIDADE AOS QUE AMAMOS, a família e os amigos são de extrema importãncia para estas populações. Elas os colocam em primeiro lugar nas suas prioridades.
  9. TRIBO CERTA - rodeie-se ou crie círculos sociais com comportamentos saudáveis, com os mesmos valores, apoiando-se e encorajando-se no dia-a-dia. Como também se divertir juntos. Uma pesquisa mostra que o fumo, a obesidade, a felicidade ou até a tristeza são contagiantes.
Ainda assim, gostaria de acrescentar outros 3 hábitos: 
  • Sorrir
  • Agradecer
  • Manter-se em contacto com a Natureza

  Com a adopção do estilo de vida das Zonas Azuis, a maioria de nós tem a capacidade de chegar a idade bem avançada e sem doenças crónicas. Como os adventistas demonstraram, a expectativa de vida da pessoa média pode aumentar para bastantes anos a mais (extra).









   

Comentários

Mensagens populares