Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

#Receita: Cheesecake de Limão, Chocolate Branco e Morango

Para celebrar a época de morangos, trazemos um delicioso cheesecake que combina os sabores ainda do limão e do chocolate. A receita é da Patrícia Nascimento do blogue "Coco e Baunilha" que lançou o livro de receitas "Baunilha - Bolos ao Sabor das Estações".

Dia Mundial do Chocolate - Você Sabe Como Foi Descoberto o Chocolate, Desde a Sua Origem Ao Que é Hoje?

O Dia Mundial do Chocolate celebra-se esta quarta-feira, dia 7 de julho. Para esta data tão doce tínhamos que lhe dedicar este momento, nós os #chocolatelovers! Reunimos várias fotos de deliciosas receitas de vários autores que conhecemos, neste magnífico poster de dar água na boca e também vamos contar-lhe um pouco da história do chocolate, abaixo: 

UMA BREVE PASSAGEM PELA HISTÓRIA DO CHOCOLATE

A PLANTA DO CHOCOLATE

O chocolate é um alimento derivado do Cacau. Mais exatamente é feito com base na amêndoa moída, fermentada e torrada do Cacau - o fruto maduro do Cacaueiro, uma planta nativa de uma região do México, passando pela América Central até a região tropical da América do Sul - depois desta ser fermentada e torrada.

A DESCOBERTA DA PLANTA DO CHOCOLATE E O USO

 A sua origem remonta às civilizações pré-colombianas da América Central. Os primeiros vestígios da descoberta do chocolate são de 1500 a.C. e vêm da civilização Olmeca, que habitava o México na época. Posteriormente foi aproveitada pelos Maias, que o cultivavam e com as suas sementes era feita uma bebida (de sabor amargo) temperada com mel baunilha e especiarias (como a pimenta e o piripiri). Para além do seu uso na preparação de bebidas, as sementes do cacau também eram utlizadas como moeda de troca (de alta importância). 


A INTRODUÇÃO NO MUNDO

Com os Descobrimentos, foi levado para a Europa, onde se popularizou, especialmente a partir dos seculos XVI E XVII.
Cristóvão Colombo, na sua quarta viagem (1504) abordou algumas canoas Maias no Golfo de Honduras, entre as suas mercadorias carregadas havia amêndoas de cacau, que segundo o navegador, "eles pareciam ter um grande apreço". e a bebida de suco amargo derivada delas. Apreciador do chocolate com gosto apimentado, foi um dos primeiros a levar o conhecimento ao mundo, espalhando a planta por onde andava.
 Com o domínio dos espanhóis (1519) sobre os Maias, o cacau chega a Espanha. Quando os colonizadores retornam a Espanha, em 1526, devem ter levado diversas amêndoas, O primeiro carregamento comercial ocorreu em 1585 a partir de Veracruz para Sevilha. Por quase 100 anos, o preparo da bebida permaneceu como um segredo espanhol, e apenas a aristocracia local tinha acesso ao caro produto, até que foi finalmente introduzido nos circuitos europeus e se torna verdadeiramente popular - primeiro  em Itália, em 1606 e, a partir daí, em França. 
Logo a bebida se tornaria popular e as "casas de chocolate" se espalharam por toda a Europa.


O CULTIVO DO CACAU

Contudo, devido às necessidades climáticas para o cultivo do cacau, não é possível a sua plantação na Europa e por isso, as colónias americanas de clima tropical húmido, continuam a fornecer a matéria-prima. Atualmente os maiores produtores estão na Africa Ocidental - o principal é a Costa do Marfim (chegando a contribuir com 41% para o mercado mundial), segue-se Gana, Indonésia, Nigéria, Brasil (o maior produtor da América Latina - devido ao ambiente e terra ideal para o seu cultivo), Peru, Republica Checa, Colômbia...

SUÍÇOS DESCOBREM A RECEITA PARA O CHOCOLATE, TAL COMO O CONSUMIMOS HOJE
Com a popularização da planta, diversas novas receitas foram criadas, mas os suíços é que tiveram a grande ideia de misturar o cacau ao leite, que deu finalmente origem ao chocolate


COMO SURGIU O NOME "CHOCOLATE"

O nome atual foi praticamente dado por Cristóvão Colombo, apreciador do chocolate com gosto apimentado. Assim, a bebida originada deste suco era nomeada de Kabkajat (as três ultimas letras significavam "liquido", segundo Colombo). Os espanhóis colonizadores tinham dificuldades de pronunciar a palavra e sempre colocavam o "hu" na palavra (o nome que os índios mexicanos tinham dado à bebida). Desta maneira, a palavra acabou transformando-se em Kabkajuat e, futuramente pela ação popular, em Cacauaat. 

A bebida "cacauat" foi modificada pelos espanhóis, passando a ser tomada quente e com leite e açúcar,  basicamente, e uma vez que se juntou muitos outros produtos para retirar o gosto apimentado, que nem sempre é apreciado pelo consumidor comum. Recebeu, então o nome de chacauhaa (chacau = quente, "haa"= bebida). Depois, houve confusão entre a palavras das bebidas quente e fria, dando origem à palavra chocolate (segundo os dados da Wikipédia)


Comentários

Mensagens populares