Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

#Receita: Cheesecake de Limão, Chocolate Branco e Morango

Para celebrar a época de morangos, trazemos um delicioso cheesecake que combina os sabores ainda do limão e do chocolate. A receita é da Patrícia Nascimento do blogue "Coco e Baunilha" que lançou o livro de receitas "Baunilha - Bolos ao Sabor das Estações".

Eunice Muñoz: 80 Anos de Carreira e a Despedida Dos Palcos Para Breve - Conheça, Um Pouco, Sobre o Seu Maravilhoso Percurso De Carreira



Eunice do Carmo Muñoz - nasceu em Moura, no Alentejo a 30 de julho de 1928 - tem 92 anos e é considerada unanimemte uma das melhores e maravilhosas atrizes portuguesas de todos os tempos.

Com 92 anos de idade e 80 (anos) de carreira, Eunice Muñoz voltou a subir aos palcos (de onde está afastada desde 2012) para aquele que será o último espetáculo da sua carreira. A grande Eunice Muñoz celebra oito décadas dedicadas ao teatro, cinema e televisão e é com a peça "A Margem do Tempo " que se despede dos palcos que pisou praticamente desde sempre.


A Bonita Eunice Muñoz Ao Longo Dos Anos



UMA BREVE HISTÓRIA DA SUA CARREIRA 

Eunice Muñoz estreou-se n teatro em 1941, na peça Vendaval, de Virgina Vitorino, com a Companhia Rey Colaço/Robles Monteiro, sediada no Teatro Nacional D. Maria II. O seu talento é de imediato reconhecido e admirado, que lhe permite uma rápida integração na Companhia. E são várias as peças que fará a seguir. 

Em 1946 dá-se a sua estreia no cinema, aparecendo no filme de Leitão de Barros, "Camões". Por esta interpretação, EUnice ganha o prémio do Secretariado Nacional de Informação para a melhor atriz cinematográfica do ano. Em 1947 casa-se pela primeira vez e tem uma filha. 

As peças de cinema e de teatro seguem-se e em 1951 retira-se dos palcos por quatro anos, para grande espanto dos jornais, dos críticos e público.  A sua reaparição,  dá-se em "Joana D'Arc", de Jean Anouih, no palco do Teatro Avenida. Multidões perfilam-se pela Avenida da Liberdade, desejosas de obter um bilhete para ver Eunice, que a critica aclama como genial. Volta a casar em 1956, e tem 4 filhos deste casamento.

Entra em várias peças de teatro e cinema, e em 1960 volta a ganhar o prémio de melhor atriz. E é também, quando se dá a sua estreia na televisão, aparecendo então com regularidade nos nossos ecrãs, em peças de revista e teatro. em paralelo, Eunice é convidada para peças em teatro e para cinema também. E em 1939 volta a casar, pela terceira vez, e tem uma filha desta relação.

Em 1970 cria com José de Castro a Companhia Somos Dois, com a qual faz uma longa turné por Angola e Moçambique, dirigida por Francisco Russo em Dois Num Baloiço de William Gibson. Em 1971 volta ao palco do teatro da Trindade e no mesmo ano integra uma nova formação artística, no Teatro São Luís, onde interpreta José Régio. Com a proibição pela censura, a poucas horas da estreia, da peça "A Mãe" em que Eunice é a protagonista, o diretor da companhia demite-se e cessa a atividade desse conjunto prometedor. E leva Eunice a dedicar-se à divulgação de poetas que ama, quer em disco quer em recitais. 

Eunice volta aos palcos apenas em 1978, onde viverá êxitos enormes. Em 1991 celebram-se os seus 50 anos de carreira, com uma exposição no Teatro Nacional do teatro, sendo Eunice Muñoz condecorada, em cena aberta, no Teatro Nacional, pelo Presidente da Republica Mário Soares.

Em 1993 estreia-se em telenovelas, e em maio de 2008 é agraciada com o globo de Ouro de Mérito e Excelência. 

Desde 2012, que a atriz estava parada e o seu retorno, dá-se este ano, para o adeus aos palcos. Neste mês de Abril, ao comemorar 80 anos de carreira, retorna com a peça "À Margem do Tempo" ao lado da sua neta.


O RETORNO PARA ADEUS AOS PALCOS AO LADO DA NETA E "PASSAR O TESTEMUNHO"

       

A peça "A Margem do tempo", de Franz Xaver Kroetz , estreou na passada terça-feira, dia 20 - no Auditório Municipal (que tem o seu nome) Eunice Muñoz, em Oeiras -  e podemos vê-la a contracenar ao lado da sua neta, Lídia Muñoz, que é também atriz. Eunice, convidou a sua neta para este marco histórico na sua carreira, para (e como tem referenciado publicamente)  passar-lhe assim o testemunho.


EUNICE MUÑOZ PREMIADA E DISTINGUIDA POR VÁRIAS VEZES

Algumas delas:

A 13 de julho de 1981 é feita Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada;

Em 27 de março de 1990, Eunice Muñoz foi distinguida pelo Ministério da Cultura com a Medalha de mérito Cultural;

A 26 de novembro de 1991 é feita Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique;

A 8 de junho de 2010 é elevada a Grande-Oficial da Ordem Militar de Santiago da Espada;

A 28 de novembro de 2011 é elevada a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique;

A 31 de julho de 2018 foi agraciada com a Grã-cruz da Ordem do mérito.


EUNICE MUÑOZ EM DIGRESSÃO PELO PAÍS ATÉ O PRÓXIMO MÊS DE NOVEMBRO

Depois da estreia de "À Margem do Tempo" em Lisboa, Eunice abraça uma digressão pelo várias cidades do nosso país com esta peça, para que possa partilhar da sua comemoração dos 80 anos de carreira. E a oportunidade, pela última vez, de ver Eunice nos palcos. 


ESTA SEMANA FOI CONDECORADA PELO PRESIDENTE DA REPUBLICA

Esta quinta-feira, dia 22 Eunice Muñoz foi condecorada pela sua carreira e pela peça "À Margem do Tempo".

foto@presidenciadarepublica

Comentários

Mensagens populares