Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

#Receita: Cheesecake de Limão, Chocolate Branco e Morango

Para celebrar a época de morangos, trazemos um delicioso cheesecake que combina os sabores ainda do limão e do chocolate. A receita é da Patrícia Nascimento do blogue "Coco e Baunilha" que lançou o livro de receitas "Baunilha - Bolos ao Sabor das Estações".

#LocaiseViagens: As Melhores Fotos da Serra da Estrela Coberta de Neve, Deste Inverno

Já estamos um pouco fartos de frio, é certo. Ainda mais depois destas semanas também de chuva, e em que o sol raramente apareceu. Mas o mês de março aproxima-se e com ele vem o começo da primavera, e por isso achamos que "visitar" a Serra da Estrela" coberta de neve e com todos os seus encantos, é a melhor forma de dizer adeus à estação fria.

Então, selecionamos algumas das fotos mais bonitas de paisagem branca, dos pontos mais turísticos e das especialidades da zona. E assim, convidamo-lo a "viajar" connosco (através de fotos partilhadas por visitantes e residentes locais) ao ponto mais alto de Portugal continental. 



A Serra da Estrela, fica situada na região Centro - Região das Beiras - e fica a uma altitude de 1993m de altitude, sendo o ponto mais alto de Portugal continental - e o segundo mais elevado de Portugal, pois a Montanha do Pico, na ilha do Pico nos Açores, atinge os 2351m de altitude.


TORRE

A Serra da Estrela é uma cadeia montanhosa, onde se encontram as maiores altitudes de Portugal continental, e em que o ponto mais elevado desta, é denominado Torre - grande ponto turístico.


A Serra da Estrela faz parte de uma vasta cordilheira - denominada Sistema Central, no subsistema designado como sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que se desenvolve no sentido sudoeste-nordeste desde a serra da Montejunto- e a sua paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela, é a maior área protegida em solo português. 

Além da neve, da fauna e flora extraordinárias, o viajante é surpreendido pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região.

A Serra também é rica do ponto de vista hidrológico e das numerosas linhas de água, quatro rios nascem na Serra da Estrela: Rio Mondego, o Rio Zêzere (que 200 km a jusante é tributário do Rio Tejo), o Rio Alva (que tributa ao Rio Mondego) e o Rio Alvôco, todos eles nascem na mesma Serra.

As seguintes fotos mostram algumas das riquezas da Serra da Estrela e 
foram tiradas neste inverno.





O DELICIOSO QUEIJO DA SERRA DA ESTRELA 
Feito à base de leite de ovelha, este queijo de paladar único, foi nomeado uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa e é algo que, absolutamente, você não pode deixar de provar!



O sabor único do Queijo da Serra vem do leite das ovelhas (chamadas) bordaleiras - da raça Serra da Estrela, que são alimentadas exclusivamente em pastagens da região demarcada da Serra da Estrela, e daí produzirem um leite único, como só a natureza sabe definir - aliado ao método de fermentação da coalhada, feita com flor de cardo que nasce em terrenos rochosos e é muito comum na região.


(MAIS) RIQUEZAS DA REGIÃOA VISITAR E A PROVAR
    
Para além da beleza paisagística, com desníveis montanhosos impressionantes, a Torre no topo da Serra da Estrela, a variedade da vegetação, sentir o silêncio e estar em comunhão com a natureza, observar os rebanhos de ovelhas, guardados pelos seus pastores e o famoso Cão da Serra da Estrela, desfrutar da pista de Ski, aventuras em parapente, seguir o curso de grandes rios, beber água de uma nascente, e provar o queijo único, você ainda pode apreciar os vales Glaciares, a Rota das 25 Lagoas (em tempo mais ameno), percorrer os 275 km de trilhos para passeios pedestres ou de bicicleta, beber água de uma nascente, visitar o Museu do Pão em Seia, provar o delicioso Presunto da região, e não pode deixar de conhecer as típicas aldeias da região como Manteigas, Loriga, Sabugueiro, Alvoco da Serra, as Penhas Douradas ou Penhas da Saúde (entre muitas outras sugestões).

Comentários

Mensagens populares