Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

#Receita: Cheesecake de Limão, Chocolate Branco e Morango

Para celebrar a época de morangos, trazemos um delicioso cheesecake que combina os sabores ainda do limão e do chocolate. A receita é da Patrícia Nascimento do blogue "Coco e Baunilha" que lançou o livro de receitas "Baunilha - Bolos ao Sabor das Estações".

Viradouro é a campeã do Carnaval de 2020 do Rio de janeiro


A escola de samba fez uma ode à cultura popular baiana e ao poder feminino, que contou a história das Ganhadeiras (lavadeiras) de Itapuã.

O apuramento das notas (para encontrar a campeã) realizou-se esta quarta-feira (26) diretamente do Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.
E foi a escola "Unidos da Viradouro" que se sagrou campeã do Carnaval do Rio este ano, depois de vinte e três anos sem ganhar o título.O enredo do desfile falou sobre o grupo das Ganhadeiras de Itaupã, quinta geração de mulheres escravizadas. que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté (e vendiam fruta e legumes) em Salvador em busca da compra da sua liberdade (alforria).

As Ganhadeiras de Itaupã




Este é o segundo título da escola de Niterói, o primeiro foi no ano de 1997. No ano passado, em 2019 a Viradouro foi vice-campeã com um enredo sobre histórias encantadas.

Viradouro conseguiu o primeiro lugar, e em segundo ficou a Grande Rio, seguida pela da Mocidade, que ficou em terceiro na tabela.


VEJA OS RESULTADOS FINAIS




DESTAQUES DO DESFILE
  • O desfile da escola Viradouro era composto por 27 alas, com 6 carros e 3 tripés em que participaram 2 600 mil componentes. As cores escolhidas foram o vermelho e o branco. 
  • O samba tinha afluência de afoxé, ritmo baiano, nos batuques e na melodia.
  • Na comissão da frente, a atleta da seleção brasileira de natação sincronizada Anna Giulia, vestida de sereia, dava mergulhos longos (até um minuto) num aquário feito num dos carros alegóricos. O aquário continha 7 mil litros de água e representava a Lagoa do Abaeté.
  • Teve até distribuição de "cocada" (bolinho à base de coco) para o público pelas baianas, que representavam as quituteiras. As saias, destas eram bordadas com figuras de abará, tapioca e acarajé.
  • O desfile mostrou as atividades que as Ganhadeiras exerciam: lavar roupa, carregar e vender água, cozinhar e vender alimentos, costurar, vender bugiganga etc. O que vendiam, elas dividiam com os seus patrões, pela liberdade.
Ver esta publicação no Instagram

  • Essas mulheres foram exaltadas no desfile como as "primeiras feministas do Brasil", pela força que tiveram para ir atrás da liberdade e pela importância para a cultura da Bahia.
  • A rainha de bateria, Raissa Machado, pelo sétimo ano na Viradouro, vestiu uma fantasia em homenagem à rainha dos Malês, Liuza Mahin, uma das lideranças da revolta pela libertação dos escravos em Salvador.
O aquário de 7 mil litros de água num dos carros alegóricos e tinha uma sereia!






VÍDEO
Veja os melhores momentos do desfile da Viradouro:


Pode ver o desfile completo aqui.















Comentários

Mensagens populares