Avançar para o conteúdo principal

Novos Posts

Segue-nos nas redes sociais

Destaque

8 Receitas de Folar Para a Mesa da Páscoa

Sejam eles doces ou salgados, tradicionais ou menos tradicionais, o que não pode faltar na sua mesa de Páscoa é o Folar, não é?. Então, para comemorar a Páscoa e a ajudar na escolha da melhor receita, procuramos entre alguns dos nossos chefs/ blogues preferidos e trazemos oito receitas soberbas de Folar da Páscoa. Da receita mais simples, da mais fácil à mais requintada, aqui estão algumas das nossas receitas preferidas de Folar de Páscoa. E esperamos, deste modo, ajudá-la na tarefa (de procura e escolha de receita) e, claro, surpreender todos aí em casa.  A equipa Glamm deseja-lhe uma Feliz e Santa Páscoa! Poderá querer ver mais estas receitas: Receita de Folar Tradicional de Páscoa 3 Receitas de Folar Para a Sua Páscoa MINI-FOLARES "COELHINHOS DA PÁSCOA" Para comemorar a Páscoa, na "Sweet Gula" preparou-se uns pães doces de Páscoa e são perfeitos para esta altura. Junte as crianças aí em casa na hora de formar a massa em coelhinhos - para irem ao forno a seguir.

Um tour pelo Alentejo: As paisagens e os sabores alentejanos !!

               
                     ALENTEJO, MEU QUERIDO ALENTEJO ! 
  Alentejo para mim" soa-me" a boas recordações ! 
  E é sempre uma boa aposta para ir de viagem !! E foi o que fiz, no passado fim-de-semana ! A oportunidade apareceu no inicio dessa semana e agarrei-a com toda a boa vontade do mundo, não fossem também as saudades que já eram muitas. 

  Saudades do meu Alentejo, das gentes , dos paladares ...São muitos os motivos. Uma viagem ( que é um tour também) que resultou numa magnifica experiencia! 
Conheçam uma das minhas zonas predilectas, uma região simplesmente encantadora e fabulosa...
Ali para a zona de ...
CASTELO DE VIDE, MARVÃO E PORTALEGRE... 

A VIAGEM AO MEU ALENTEJO
No sábado, há oito dias atrás, coloquei as malas no carro, e aí vou eu ! Preparada para um fim-de-semana maravilhoso, e fazia intenção também de visitar cada cantinho do meu Alentejo.
São muitos os quilómetros mas a boa disposição mantêm-se em modo crescente, assim que nos vamos aproximando.  E claro, fazendo aquelas paragens que são quase obrigatórias !!

ALPALHÃO 
Quando chego a Alpalhão, é como estivesse "á porta" , ou melhor dizendo, é estar quase a chegar ao destino! E tenho de parar! Claro !! São os cheirinhos, ouvir o falar alentejano, a simpatia das gentes ... As casas com barra amarela, os muros de pedra, é como um "aperitivo " !

Mais uns quilómetros á frente e já estou em casa, mais concretamente no "hall" desta casa que é o meu Alentejo, assim que chego a :

CASTELO DE VIDE 

Castelo de Vide é uma vila portuguesa do distrito de Portalegre região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo com cerca de 2 300 habitantes

   A vila é composta por um bonito casario de casas brancas com um imponente castelo no alto da vila. As ruas são estreitas, de pedras, enfeitadas com muitas flores, em vasos e floreiras onde as hortências, ás vezes são a estrela principal.
  Assim que entramos na vila, nada como beber da água bem fresquinha de uma das fontes naturais e pitorescas que se encontra logo à  entrada. E soube tão bem, com o calor que estava !



    A vila de Castelo de Vide também é paragem obrigatória, mas o que me apraz muito é quando encontro uma estrada (a EN246-1) a 2/ 3 km depois de Castelo de Vide, que tem algo que é a imagem de marca desta região (pelo menos para mim!) :
AS ÁRVORES FECHADAS, são estas árvores centenárias com uma listra branca 💖 No total serão 235 árvores, da espécie “fraxinus angustifolia” (freixos) que encanta quem por aqui passa!


   E pronto, a partir daqui é como se estivesse em casa ! 😌😌😌
Passadas ás Árvores Fechadas, temos a Portagem, um vilarejo local, mesmo encostado à fronteira de Espanha. Tem um rio - o Sever,  do qual foi feito uma praia fluvial e onde se toma uns banhos maravilhosos. Foi o que fiz durante os dias que lá estive. 



Lá no alto vemos o Castelo de Marvão
 Como cheguei de manhã, ainda estavam poucas pessoas, mas durante a tarde encheu,não só de pessoas de perto como de gentes espanholas, pois Espanha é mesmo ali ao lado !


Com tempo, no dia seguinte voltei e registei, em fotos, pontos bem bonitos e interessantes deste prazenteiro vilarejo. Mas antes apresento-vos PORTO DA ESPADA, uma aldeia tipicamente alentejana onde fiquei alojada e que tem umas vistas muito bonitas!!





Agora , então os encantos a visitar na  PORTAGEM .

    Os pequenos miradouros para o rio :






   O café-restaurante com uma magnifica esplanada á beira rio. É  também um hotel. Um sitio muito agradável para almoçar ou tomar café !






A Ponte Romana da Portagem e zona envolvente


Uma ponte Quinhentista - A Ponte em Granito da Portagem, que transpõe o Rio Sever, é um dos muitos "ex-libris" do concelho de Marvão e pode ser considerada como uma das mais perfeitas obras de engenharia viária conhecidas no Alentejo. 




Pode levar merenda e fazer um piquenique com a família, no local .Existem mesas e bancos para esse efeito.



OS PALADARES E SABORES DA REGIÃO
Se passar por este local não se esqueça de levar os chouriços (e charcutaria em geral) cá da zona. São uma iguaria de paladar sem igual !
Leve também o pão alentejano. Faça uma merenda e vai apaixonar-se e voltar, garanto-lhe !





   Prove a BOLEIMA . Um bolo tradicional da região delicioso com recheio de maça e polvilhado com açucar e canela. De comer e chorar por mais !!




   As especialidades da zona são o Sarapatel ( prato feito coM miúdos de porco) e o borrego (Ensopado de borrego ou Borrego Assado no forno com batatinha alentejana, você tem de provar !! )





Comentários

Mensagens populares