quinta-feira, 13 de julho de 2017

Receita - Base de Masa para Mil e Um Bolos



  E a receita é da D. Benedetta , pois claro !!  Lembra-se do Semifrio de Ananás da Benedetta? Pronto esta receita também é dela!

Desta ,a chef sugere-nos uma massa facílima, que podemos usar em diversos e diferentes tipos de bolos, cupcakes, muffins, tartes...

Esta base, para diversas utilidades, não leva margarina e nem leite. A Benedetta usa a água  como ingrediente. Dica : se quiser experimentar,adicione um pouco de raspa de limão a esta massa, antes de juntar a farinha.Dá-lhe ainda mais sabor! 

Bem , mas voltemos á receita da Benedetta!

O que ela nos diz da sua receita : 
"...é uma base de massa rápida e fácil de preparar em um minuto.   Uma mistura deste tipo é ideal para a preparação rápida de muitos sobremesas, tais como tartes, bolos, bolos de ameixa, muffins e bolinhos.
Quando você tem pouco tempo você pode contar com esta massa sem manteiga e sobremesas à base de leite e preparar em um minuto. Depois, você pode enriquecer e decorar como desejado, por exemplo, com gotas de chocolate,   amêndoas, bagas, passas, frutas secas, chocolate e muitos outros ingredientes."
Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 200 g de açúcar
  • 100 gr de água
  • 100 g de óleo de girassol
  • 400 g de farinha 
  • Uma colher de fermento (16 g)
Preparação:
"O processo é simples: numa tigela bata quatro ovos e adicione o açúcar,a água, o óleo, e, continuando a misturar, adicione a farinha um pouco de cada vez. Quando tudo estiver bem misturado adicione o fermento e volte a misturar muito bem.. 

"Nossa massa básica está pronto em um minuto! ", diz-nos a benedetta. E agora podemos utilizar esta base para bolos de mil maneiras. Eis algumas:

 Bolo de passas, frutos secos ou pepitas de chocolate: Adicione á massa um destes indredientes e misture. Deite numa forma untada, e leve ao forno a 180 graus por 45 minutos. 

Uma sugestão minha: Bolo de maçã e canela, corte duas maças (Reineta) aos pedaçinhos e adicione á massa,misturando. A seguir, junte uma colher de sobremesa de canela, e volte a misturar bem. Depois faça como encima, deite numa forma untada e leve ao forno...












Bolo Mármore: Deite metade da massa numa forma untada e reserve a outra metade. Nesta, acrescente 100 gramas de chocolate e misture bem. Depois de bem misturada deite esta mistura por cima da massa que esta´na forma. Leve ao forno a 180 graus por 40 minutos.
 


Prepare os queques : 
Faça queques de massa simples e outros de chocolate. Nestes apenas tem de juntar chocolate á massa. Numa forma para queques disponha caixinhas de papel . Deite a massa em cada uma delas, e depois a gosto acrescente, açúcar granulado, pedaços/pepitas de chocolate, bagas(mirtilos, framboesas, amoras, etc)  ou amêndoas, nozes, pinhões...Também pode usar as duas massas, a simples e a de chocolate, e fazer os queques de duas cores( tipo bolo mármore mas em miniaturas).Cozer a 180 graus durante 20 minutos.


 Pode também optar por decorar os queques como embaixo :





Sem comentários :

Enviar um comentário