terça-feira, 20 de junho de 2017

Alfama vence Marchas Populares de Lisboa



 O bairro de Alfama é o vencedor deste ano, das Marchas Populares de Lisboa , pelo segundo ano consecutivo.
Este ano, as Marchas, também chamadas de Marchas de Santo António de Lisboa, tiveram como tema o  Oceano Atlântico,como "mar de encontros", no âmbito da iniciativa Passado e Presente - Lisboa, capital Ibero-americana de Cultura.

Segundo a EGEAC, as marchas são avaliadas com uma pontuação de 0 a 20 nos dois locais de desfile, no pavilhão MEO Arena e na Avenida da Liberdade.nas categorias de coreografia, cenografia,figurino,melhor letra,musicalidade,melhor composição original e desfile na avenida.

Em segundo lugar ficou a Marcha do Bairro Alto (que teve a melhor classificação na categoria de Desfile na Avenida) e no terceiro a Marcha da Madragoa(melhor classificação em Coreografia).

(conheça as restantes classificações aqui )

Como nos anos anteriores,a 85ª edição das Marchas Populares de Lisboa contou com 20 Marchas em competição : Alfama,Benfica, Madragoa,Alto do Pina, Bica,Castelo, Ajuda, São Vicente, Mouraria, Santa Engrácia,Alcãntara,Marvila, Bela Flor-Campolide, Belém, Olivais,Graça e Bairro Alto. 


Cinha Jardim e João Baião foram os padrinhos da marcha  de Alfama, que conseguiu a melhor classificação para a categoria de figurino e musicalidade.

Veja as fotos e o vídeo da Marcha de Alfama :



Cinha Jardim e João Baião foram os padrinhos da Marcha de Alfama






Este ano, os marchantes de Alfama desfilaram com o tema "Não toquem na minha Alfama". Um alerta contra a procura imobiliária naquele e que serve para os outros bairros : 
"- As pessoas estão a ser obrigadas a sair dos bairros, é só turismo e alojamentos, o problema daqui a uns anos é se perdemos o bairrismo" - disse Carlos Antunes, membro da marcha de Alfama. Bairrismo é o que torna um determinado local peculiar .
-...agora toda a gente quer vir para aqui.Os senhorios vendem os prédios. Depois as pessoas mais velhas assinam novos contratos de arrendamento por um ano. Ao fim, desse tempo são obrigadas as sair." Saem os mais velhos e com eles o tal bairrismo.

   Desfile da Marcha de Alfama na Avenida da Liberdade :








         Vídeo da Marcha de Alfama :
         (veja também a Marcha do Bairro Alto e a Marcha da Madragoa)