sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

As nossas resoluções para 2016 - Parte 3



 Voltei ! Hoje as resoluções são na área da saúde.
 São boas ideias de resoluções para acrescentar na sua lista para 2016 !
As nossas resoluções para 2016- Parte 1
 As nossas resoluções para 2016- Parte 2


1. Entrar na onda Abacatemania.


 É considerado um dos alimentos que vai virar moda este ano !
 É bom em saladas, bebidas batidinhas,como os smoothies e para a pele.Graças á alta quantidade de vitamina E ,é um excelente hidratante.

Sendo rico em gorduras boas, ajuda a diminuir o colesterol ao consumir 140 gramas desta
fruta por dia.
Rico em vitamina C, possui uma função oxidante associada á neutralização dos radicais livres e prevenção do envelhecimento precoce.
A actriz Jennifer Lopez afirmou, numa entrevista, que um dos segredos para a sua pele impecável depois dos 40, deve-se ao uso do creme de abacate.

Mais :
O seu dia foi stressante ? Coma abacate ! Esta fruta tem o dom de mandar o mau-humor fora. 

O Abacate possui betassitosterol, que mantém sob controle  o cortisol, hormônio libertado em situações de stress.





2. Vou tratar mais de mim.


  É urgente cuidar da nossa saúde. 
 " A manutenção de um bom estado de saúde depende em grande parte dos cuidados que cada um deverá ter com a mesma e nunca estar á espera que sejam os responsánveis pela saúde em cada região ou país a fazer este papel que é o seu.", aconselha Mario Espiga Macedo, especialista em cardiologia e Medicina Interna. 
Devemos fazer todos os anos,os exames sugeridos para cada idade.Tem exames indicados desde os 20 aos 70 anos. Segundo o especialista,sendo muito mais importante prevenir do que tratar as doenças.Você só sabe se é hipertenso se medir a pressão arterial ou se tem colesterol elevado se fizer o seu doseamento. Portanto convém ter uma rotina de rastreio atempado para manter a saúde em dia.
A adicionar a essa prática, adquirir e manter hábitos bem saúdaveis que promovam o nosso bem-estar. 
Qualidade de vida e os hábitos a ter para começar o ano mais saudável ! aqui

Check-up ao longo da vida :
        20 anos : Deverá fazer uma consulta de medicina Geral, com ou sem realização de                           exames auxiliares.
        40 anos : Fará igualmente uma consulta de Medicina Geral, acompanhada agora, de                         exames analíticos gerais e de um electrocardiograma. A partir deste grupo                         etário o exame clinico  deverá ser realizado todos os anos.
       50 anos : Considerada uma idade de viragem, deverá ser realizado o exame geral,                             acompanhado de exames auxiliares(análises clinicas) e conforme os casos,                         alguns despistes clinicos.
       70 anos : Além do exame clinico pormenorizado, haverá lugar á realização de análises                     laboratoriais, Rx do tórax,electrocardiograma,ecografia abdominal, etc

           
3.Chegar ao meu peso ideal


Você vê aquele programa de tv o "Peso Pesado " ? Então, se eles conseguem ,você também vai conseguir !
E sabe então do que precisa : força de vontade e determinação primeiro .
Para arranjar, olhe para aquele vestidinho que gosta muito( e jã não lhe serve) e imagine-se de novo dentro dele e a sair pra rua vitoriosa...Sente-se bem , com isso ? Claro !!
    -Então, vamos lá. Se viu o programa , apercebeu-se que tem de fazer exercicio fisico,  todos os dias. Arranje um desporto , corrida, caminhada, natação, dança, etc Um que facilite o desgaste calórico.
    -Faça uma análise ao tipo de alimentação que faz. Pesquise sobre alimentos e os ideais com menos calorias, para incluir agora nas suas refeições. O ideal é procurar um nutricionista para ele a aconselhar sobre a melhor dieta para si.
     -Coma mais vezes ao dia,mas em pequenas porções . Isso vai evitar que não ingira grandes quantidades de comida, ao fazer as 3 ou 4 refeições normais por dia.
     -Não se mantenha quieta por muito tempo. Se trabalha sentada, levante-se mais vezes. O importante é mexer-se.
    - Ingira muitos liquidos,como água e chás .
    - Entre as refeições pode beliscar? sim,com barrinhas adequadas e aqueles alimentos que lhe dão a sensação de estar saciada.Conheça-os aqui.

Fiz uma pesquisa numa  livraria á procura de algum livro , mais adequado, para quem quer perder peso e ter uma dieta adequado , sem deixar de comer comida deliciosa...E gostei deste, por causa das receitas As receitas e a dieta dos 31 dias
da nutricionista Ágata Roquette. Parece que tem sido um sucesso e a autora já lançou outro As regras de Ouro  . A bloguer Vãnia Filipa do Blog "Desabafos e Coisas" partilhou essas regras de ouro ( 50 regras ) num artigo. Pesquise mais e descubra o melhor para si.
A revista nacional " Saber viver" fala da Dieta LEV. Averiguei sobre opiniões e parece que tem bons resultados. Conheça aqui.
A ideia é perder peso de forma natural e saudável. Portanto não se precipite. Aconselhe-se, pesquise e descubra qual o caminho mais adequado para si !



4. Dormir mais e melhor !

 Dormir bem implica ter um sono regular ,dormir entre 6 a 9 horas e tentar deitar-se e levantar-se á mesma hora , mesmo no fim de semana . Uma ou duas horas a menos de sono, diminui os nossos reflexos e performance em cerca de três terços durante o dia.
Caso tenha dificuldades em adormecer ou acorda várias vezes á noite, saiba o que está provocando o problema. Existem várias formas de contornar esta situação, para dormir bem e acordar revigorada, e a maioria delas depende só de você. 
Pode encontrar a fórmula para bem dormir, num produto natural, como por exemplo á base de Valeriana, para a relaxar,combater formas ligeiras de stress e tensão nervosa . Aconselhe-se nas fármacias e Parafarmácias.

Para dormir bem (e melhor) :
     -Não praticar desporto até 4 horas antes de dormir;
     -Ao jantar faça refeições mais leves, de digestão fácil;
     -Evitar tomar bebidas estimulantes á noite, como o chá preto, refrigerantes ou café;
     -Tome um banho morno de forma a relaxar ou procure fazer um banho de imersão;
     -Evite ingerir muitos liquidos á noite;
     -Não durma com a tv ligada, precisa de um ambiente sossegado e com menos luz possivel para um bom sono;
     -Na cama não esteja com o telemóvel ligado. A luz emitida vai passar a ideia para o cérebro, de que ainda não são horas de dormir.
     -Faça uma caminhada depois do jantar pois ajuda a acelerar a digestão;
    - Evite fumar duas horas antes de ir para a cama ( o ideal mesmo, é Não Fume Nunca);
    - Procure criar um ambiente relaxante. Pode ler um livro, por exemplo.
    -Adote colchões confortáveis.



5.Cuidar da minha alimentação

E consumir mais produtos biológicos !
Quer faça uma hortinha, quer vá aos produtores na sua região ou vá até á nova lojinha da esquina cheia de produtos bio, o importante é que seja um hábito( bem saudável) para adquirir !
Em Lisboa abriu recentemente o Biomercado, loja e restaurante Bio.



6.Experimentar as bebidas Detox !


Ajudam a limpar o organismo das toxinas presentes no ar, na água e alimentos que ingerimos diariamente.

Além de ajudar a eliminar as toxinas do organismo, os sucos dexintoxicantes melhoram o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico e aumentam a hidratação do corpo. "As frutas ,verduras e outras substãncias utilizadas nesses sucos são ricos em fibras e minerais essenciais para a manutenção da saúde", explica a nutricionista brasileira,Andréa Uzeda.



Volto com a última parte, Bixxxous !!!